quinta-feira, 28 mar 2024

Além de recursos para saúde, educação e infraestrutura, Prefeitura de Maracaju garante liberação de 4 milhões e meio para a recuperação e a construção de um Parque Recreativo, Cultural, Esportivo e Turístico na Estação Ferroviária.

Além de recursos para saúde, educação e infraestrutura, Prefeitura de Maracaju garante liberação de 4 milhões e meio para a recuperação e a construção de um Parque Recreativo, Cultural, Esportivo e Turístico na Estação Ferroviária.

10 janeiro – 2019 | 6:06


A estação de Maracaju foi inaugurada em 1944, o primeiro trem de passageiros teria chegado apenas em 1946 como ponta do ramal que então terminava nessa estação. Apenas em 1949 o ramal teve o tráfego aberto até a estação de Itahum, em Dourados. Um certo caráter provisório remanescia ainda em 1956, quando se registram obras nas esplanadas de Maracaju e Ponta Porã e se informa que esta última estação ainda se encontrava em fase de acabamento.

O trem de passageiros passou pela última vez no dia 01/06/ 1996.

Em completo abandono, a estação durante todos esses anos, foi palco de discussão entre autoridades e reclamação da população, sobre qual destino poderia ser dado a estação que é a história de Maracaju. Mas que os poucos, está morrendo pela ação do tempo. Foi através dos trilhos que o progresso chegava e saia de da cidade.
Nos últimos anos o Secretário de Governo Frederico vem constantemente buscando junto aos órgãos competente a doação do patrimônio para o município e recurso para a recuperação do espaço.

Neste final de ano, com os trabalhos em Brasília, nos bastidores dos ministérios em busca de recursos, no apagar das luzes o secretário conseguiu aprovação do projeto e a liberação de 4 milhões e meio de reais, para a recuperação e a construção de um parque recreativo, cultural, esportivo e turístico.



Na manhã desta quarta-feira (09), o Gerente Regional da Gerência de Governo da Caixa Econômica Federal Geoge Makita foi recebido pelo prefeito Maurílio Ferreira Azambuja e secretários e assinaram o contrato de liberação de verba para a execução do projeto.

Segundo ele, este é o primeiro projeto com um valor tão alto assinado pela Caixa Econômica, Maracaju é o único município do Estado incluindo municípios de maior porte que conseguiram emendas com esse valor. Ele parabenizou a ação e empenho do prefeito e secretários quanto a aprovação do projeto e grandeza da obra, que tem significado especial para Maracaju.

Para o prefeito essa é mais uma demonstração de carinho e respeito pela população e de muito trabalho pela equipe. “ Essa é uma obra diferente, pelo significado que vai representar para o município, a recuperação da Estação e o complexo esportivo, cultura, esportivo e turístico vão mudar o visual de toda a região e se tronar uma nova atração para Maracaju” disse Maurílio.

Reportagem: Paulo Roberto

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias