sexta-feira, 29 mar 2024

Análise: Corinthians tem dificuldades na criação e só marcou em 2019 pelo alto

Análise: Corinthians tem dificuldades na criação e só marcou em 2019 pelo alto

24 janeiro – 2019 | 7:07

O Corinthians realizou um jogo-treino, um amistoso e duas partidas oficiais em 2019. Empatou duas vezes, perdeu outras duas e segue sem vencer na temporada. A esta altura, os resultados importam muito pouco, quase nada. Mas o desempenho alvinegro tem decepcionado. Ainda precisando evoluir fisicamente e ganhar entrosamento, o Timão tem muito a melhorar.

Na derrota para o Guarani, de virada, por 2 a 1, o Corinthians voltou a apresentar dificuldades na criação e, como o próprio técnico Fábio Carille reconheceu, jogou pior do que na estreia no Paulistão, contra o São Caetano.

Um dos problemas está na saída da defesa para o ataque, que é feita de forma muito lenta. Os corintianos parecem confundir paciência para rodar a bola e abrir espaços na defesa adversária com morosidade e falta de ousadia.

Isso ficou evidente em vários momentos na partida em Campinas, como no lance do vídeo abaixo:

Corinthians troca passes, mas não consegue chegar ao ataque

Corinthians troca passes, mas não consegue chegar ao ataque

Sem conseguir infiltrar trocando passes, o Timão tem encontrado nas jogadas pelo alto a sua válvula de escape. Os três gols da equipe no ano foram de cabeça, dois deles com Gustagol, que promete dificultar a entrada de Boselli na equipe titular.

Depois de abrir o placar no Brinco de Ouro, o Corinthians se retraiu e passou a se desfazer da bola muito rapidamente. Foi punido com os dois gols e depois não encontrou formas de empatar.

As triangulações pelo lado do campo, marca registrada do Corinthians de Fábio Carille em 2017 e 2018, ainda não fluem com naturalidade. É compreensível. Ajustar o ataque demanda mais tempo do que organizar a defesa.

Até por conta disso é provável que o técnico corintiano faça mudanças nos próximos jogos e talvez até inicie jogos no 4-1-4-1, esquema tático utilizado no segundo tempo dos dois jogos do Estadual.

Embora tenha dado assistência e feito seu melhor jogo pelo Corinthians na última quarta-feira, Sornoza ainda não parece à vontade na ponta esquerda. Do lado oposto, André Luis mais uma vez esteve apagado e foi substituído. Pedrinho, Gustavo Silva e Mateus Vital merecem oportunidades.

Se o ataque não vai bem, a defesa também tem cometido vacilos (individuais e coletivos).

Melhores momentos: Guarani 2 x 1 Corinthians pela 2ª rodada do Campeonato Paulista

Melhores momentos: Guarani 2 x 1 Corinthians pela 2ª rodada do Campeonato Paulista

Qualquer análise, porém, não pode ignorar o fato de que há apenas três semanas começava a pré-temporada corintiana. Carille não teve nem 20 dias de treinamento com o time, e sábado já tem jogo de novo, desta vez contra a Ponte Preta, em Itaquera.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias