sexta-feira, 19 abr 2024

Apresentação do Plano Municipal de Coleta Seletiva

Apresentação do Plano Municipal de Coleta Seletiva

09 julho – 2018 | 16:16

Atualmente a gestão de gerenciamento dos resíduos sólidos são temas de destaque no Brasil, sendo objetos de políticas públicas, programas governamentais de incentivo à execução de obras e elaboração de instrumentos de planejamento. Assim sendo, o desenvolvimento de um plano de Coleta Seletiva é essencial uma vez que garante ao município o atendimento à legislação e a preservação do meio ambiente.
Diante da preocupação da Prefeitura Municipal de Maracaju com a questão socioambiental, principalmente relacionada com a gestão dos resíduos sólidos urbanos, foi elaborado, através de uma equipe técnica especializada, o Plano de Coleta Seletiva de Maracaju, apresentado para a população no dia 05 de julho de 2018, às 19 horas na Câmara Municipal de Maracaju.
A Prefeitura Municipal de Maracaju, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, iniciou o programa de coleta seletiva em julho de 2014 no município e encaminha desde então os materiais recicláveis coletados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Maracaju, onde é realizada a triagem e posteriormente prensagem e venda dos materiais. Desta forma, reverte o lucro em pagamentos de salários de todos os catadores/associados envolvidos nos trabalhos da Associação. Vale ressaltar que este plano é um instrumento de planejamento para as ações direcionadas aos resíduos sólidos produzidos no município no período de 20 anos.
Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Renata de Azambuja Silva Miranda Cruz, o planejamento do sistema de coleta dos resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição é essencial para orientar os munícipes na busca pelo cumprimento das prerrogativas legais e também para o efetivo cumprimento do Plano Intermunicipal de Gerenciamento Integrado de resíduos Sólidos.

Texto: Paulo Roberto – Assessoria

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias