sexta-feira, 29 mar 2024

Campanha setembro mês amarelo começou em Maracaju

Campanha setembro mês amarelo começou em Maracaju

03 setembro – 2018 | 13:13

Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio.
No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. Brasil está em 8º lugar no mundo em número de suicídio, Mato Grosso do Sul é o 3º entre os estados brasileiros.
Maracaju está entre as cidades do Estado que mais acontece suicido, número vem aumentando, de acordo com as informações dos departamentos da Secretária de Saúde de Assistência Social que fazem o trabalho direto nessa área. Além disso, o número de jovens que causam mutilação no próprio corpo ou tomam remédios para combater estresse ou depressão, ou até mesmo para cometer suicídio aumentou também.

Por isso, a Secretaria de Assistência Social e Corpo de Bombeiros de Maracaju, abriram o mês de setembro, mês amarelo com palestra direcionado a jovens adolescentes e trabalhadores da área da educação e saúde com o tema Diga sim á vida!Viver é a melhor opção! O Palestrante Capitão do Bombeiro Capelão Edilson Reis segundo ele, as ações não pode ficar restrito ao mês de setembro e sim durante o ano inteiro, pois o suicídio tem com ser evitado. Criando espaço para palestras propagação da palavra e encaminhado pessoas com transtorno, 90% das pessoas que comete suicido tem transtorno mental depressão ansiedade, são pessoas que precisam ser ouvidas e incentivadas a falar de suas dores.
Major Bruno Comandante do 13ºSGB/ Independente, disse que foi pelo fato de trabalhar diretamente nas ocorrências que envolvem suicido em Maracaju, lamentavelmente isso vem acontecendo, foi o motivo de trazer um palestrante para falar sobre o tema.
Prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, disse que a administração está fazendo o possível para trabalhar em prool da comunidade, assim com foi o apoio total no mês de agosto, agosto lilás, mês de combate contra a violência á mulher. Agora em parceiras os trabalhos direcionados para o mês setembro, mês Amarelo, fundamental importância o combate contra o suicídio, lamentavelmente Maracaju não é diferente e o suicido envolve adolescentes, jovens e pessoas de idade, e isso presente no dia a dia, e que o município não mede esforço para identificar tratar e ajudar as pessoas que passam por momentos difíceis aponto de tirar a própria vida.

 

Fonte: Assessoria de Por  Imprensa Prefeitura de Maracaju

Foto: Vanessa Coelho

 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias