quinta-feira, 28 mar 2024

Comissão decide aumentar limites de reserva no Cerrado

Comissão decide aumentar limites de reserva no Cerrado

02 outubro – 2018 | 9:09

Área, que abrange 74 milhões de hectares, é a mais produtiva do Brasil; restrição deixou setores do agronegócio insatisfeitos.

A Comissão Brasileira do Programa Homem e Biosfera, que reúne diversos ministérios e o setor produtivo, decidiu pela revisão dos limites de reserva no Cerrado. Com isso, o bioma passa a ter 74 milhões de hectares previstos de preservação, nos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Goiás, Piauí, Tocantins e Maranhão, além do Distrito Federal. A área é a mais produtiva do Brasil e, com as atuais restrições, setores do agronegócio ficaram insatisfeitos.

Márcio Portocarrero, diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), afirma que “uma parte dessa decretação impacta na proibição de não se cultivar, não utilizar fertilizantes, defensivos agrícolas, tampouco aviação agrícola”, o que inviabilizaria a agricultura tecnológica. Segundo ele, existe uma preocupação, especificamente, sobre o algodão, produto estabelecido com alta tecnologia e sustentável na região demarcada. Caso a nova regra se concretize, a estrutura da cultura teria de ser repensada, diz.

A revisão da área de reserva ainda não foi aprovada pelo governo federal, e o documento precisa ser encaminhado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A comissão que deliberou a revisão é formada pelos ministérios do Meio Ambiente; Educação; Cultura; Ciência e Tecnologia; Planejamento; e Relações Exteriores. Também fazem parte o Instituto Chico Mendes e as confederações da Indústria e a da Agricultura e Pecuária (CNA), que votou contra a resolução, mas foi voto vencido e classificou a decisão como “arbitrária”.

 

Fonte: Canal Rural

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias