quinta-feira, 28 mar 2024

Dia do Professor: 378 docentes da Rede Municipal recebem homenagem.

Dia do Professor: 378 docentes da Rede Municipal recebem homenagem.

15 outubro – 2018 | 7:07

Dia 15 de outubro, comemora-se em todo Brasil, o dia do profissional que têm a maior importância na formação de qualquer cidadão, dia 15 é alusivo ao Professor, palavra que tem origem no Latim, vem de PROFESSUS que significa “pessoa que declara em público”. Esta palavra, por sua vez, é derivada do verbo PROFITARE. Este significa “afirmar/declarar publicamente” e é composto de PRO, “à frente” e FATERI, “reconhecer”.

 

A explicação é da Secretária de Educação Cleoerdes Fátima Barbosa Carneiro, que juntamente com o prefeito Dr Maurílio, estiveram visitando, na manhã desta quarta feira (10), o corpo docente da escola Municipal João Pedro Fernandes, onde entregaram uma lembrança (camiseta) aos profissionais de educação que estão se dedicando nas salas de aula da rede municipal.

 

O diretor Cecílio Melgarejo agradeceu a presença da secretária de educação e do prefeito, ele destacou a importância de sua equipe de professores pelo trabalho realizado na escola “hoje nossa instituição é muito bem avaliada pela sociedade e uma referência na Educação Especial, graças ao apoio da Secretaria de Educação e do nosso prefeito”, destacou.

 

A secretária Cleoerdes relatou que a palavra é de “Gratidão” a cada professor pela dedicação e amor com o qual desempenham a profissão, “considerando que educação de qualidade passa por vocês, que são as pessoas que efetivamente fazem a diferença na educação das nossas crianças e jovens”. Cleoerdes lembrou também das ações da educação para incentivar e estimular a carreira de professor, através de formação continuada, e desejou a todos um Feliz dia dos Professores, “que Deus abençoe a cada um de nossos queridos docentes”, finalizou

 

O prefeito Dr. Maurílio fez questão de parabenizar os professores pelo seu dia, e destacou a importância do profissional em nossas vidas, “é ele que forma todos os outros profissionais, e o quão importante é o estudo para um futuro melhor, pois a educação é um dos pilares de sustentação de uma sociedade justa e solidária,  meu desejo que os profissionais da educação continuem fazendo das nossas crianças cidadãos de bem que contribuam para o desenvolvimento do nosso município”, ressaltou o prefeito.

 

Todos os professores da Rede Municipal de Ensino de Maracaju estarão recebendo a lembrança. Hoje o município conta com um quadro docente de 378 profissionais, incluindo coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino.

HISTÓRICO

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Assessoria de comunicação Prefeitura de Maracaju

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias