quinta-feira, 28 mar 2024

Encerramento do 1º semestre letivo das atividades escolares 2018.

Encerramento do 1º semestre letivo das atividades escolares 2018.

19 julho – 2018 | 8:08

Nesse mês de julho, tivemos a oportunidade de prestigiar lindas festas julinas, nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Maracaju.
Tradicionalmente a festa junina tem sua origem nos campos de plantações e são representadas por fogueiras, queimas de fogos, trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho representado pelas crianças e professoras. As festas que aconteceram nas escolas municipais estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia, inspiração e acontecem na escola como uma forma de preservar e mostrar um pouco da cultura popular brasileira de foram genuína e em outros momentos a partir de um olhar contemporâneo.
Todas as unidades escolares realizaram suas festas tipicamente decoradas com lindos painéis, balões, representações de fogueiras, bandeirinhas e uma gastronomia típica e requintada: pé de moleque, quentão, arroz carreteiro, curau, bolo de milho, canjica. Além disso, presenciamos diversas apresentações de danças pelos cavalheiros tipicamente trajados, acompanhados de moças bonitas com vestidos de chita e laços coloridos nos cabelos.
O encerramento das festas julinas da Rede Municipal de Educação aconteceu na Fazenda Engenho, organizada pelas professoras da Sala de Extensão Maria da Gloria Lessa Coelho, que realizaram apresentações de danças típicas pelos alunos da escola, após ter servido um delicioso jantar para a comunidade escolar. Na ocasião o prefeito Municipal Maurilio Azambuja pontuou sobre a importância da escola para a comunidade rural e agradeceu a parceria da fazenda na realização das atividades escolares. Em seguida a secretária de Educação Cleoerdes Fatima Barbosa elogiou a organização da festa, destacou a importância da escola do campo e da qualidade da educação oferecida aos alunos que necessitam da aprendizagem adequada que os preparem para o mundo do trabalho.
Com esses eventos encerramos o primeiro semestre letivo de 2018 parabenizando toda a comunidade escolar, pela dedicação nas atividades escolares e priorizando a qualidade de ensino.
O retorno das atividades escolares da Rede Municipal será no dia 31/07, conforme calendário escolar.

Reportagem: Paulo Roberto

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias