quinta-feira, 28 mar 2024

Funtrab orienta trabalhadores que Seguro-Desemprego pode ser solicitado pela internet

Funtrab orienta trabalhadores que Seguro-Desemprego pode ser solicitado pela internet

23 janeiro – 2019 | 13:13

Desde o dia 21 de novembro do ano passado, o trabalhador pode solicitar o benefício do Seguro-Desemprego diretamente pela internet, assim que receber a documentação do empregador. A partir desse momento, há um prazo de 30 dias para receber o benefício. Essa nova medida proporciona maior comodidade, menos filas e deslocamentos.

Caso o trabalhador não consiga concluir o procedimento pela internet, ele pode comparecer à Funtrab, na Rua 13 de maio, 2773 – Centro, de segunda a sexta, das 7 às 17 horas. Nos municípios do interior do Estado, ele deve se dirigir às Casas do Trabalhador ou posto de atendimento do Ministério do Trabalho.

Anteriormente, para encaminhar o Seguro-Desemprego o trabalhador precisava comparecer a um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação e aguardar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.

Como proceder ?

  • Primeiro, o interessado deve fazer o cadastro no site Portal Emprega Brasil, ou seja , no https://empregabrasil.mte.gov.br/ . Caso já tenha um, basta informar usuário e senha.
  • Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. É importante ter em mãos a Carteira de Trabalho e acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso. Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.
  • Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil. Uma das opções será “Solicitar Seguro-Desemprego”.
  • Será necessário preencher um cadastro com informações pessoais e profissionais, o mesmo que era preenchido anteriormente nos postos do Sine.

O cadastro está dividido em oito páginas, com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis. Ao finalizar o preenchimento de cada página, o próprio programa direciona o trabalhador automaticamente para a página seguinte:

  • Uma das páginas permite ao trabalhador colocar informações sobre sua qualificação acadêmica e profissional, dados importantes para que o programa busque vagas de emprego disponíveis na área do trabalhador:
  • As vagas de emprego são relacionadas automaticamente pelo programa:

O agendamento para as vagas de emprego é muito simples e intuitivo:

  • O trabalhador tem ainda a opção de se inscrever em cursos de qualificação:
  • Ao final, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do Seguro-Desemprego:

Aí, é só agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.

Se a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.

Cláudia Yuri,  Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab)

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias