terça-feira, 16 abr 2024

Na 2ª etapa de vacinação contra febre aftosa a meta de MS é imunizar 8 milhões de animais

Na 2ª etapa de vacinação contra febre aftosa a meta de MS é imunizar 8 milhões de animais

03 novembro – 2017 | 8:08

Campo Grande (MS) – O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), dá inicio nesta quarta-feira, 1º de novembro, a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado. A meta é vacinar cerca de oito milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade nas regiões do Planalto e de Fronteira e na região do Pantanal, de mamando a caducando, do rebanho de produtores que optaram pela vacinação só em novembro.

As vacinas devem ser aplicadas entre os dias 1º e 30 de novembro nas regiões de fronteira e planalto e o registro deve ser realizado até dia 15 de dezembro. Na região do Pantanal as vacinas devem ser aplicadas até 15 de dezembro e o registro deve ser realizado até dia 30 de dezembro.

Nas três regiões, o registro da vacinação deve ser realizado diretamente pelo produtor no site da IAGRO, ou em casos específicos, e a critério da Iagro, em seus escritórios locais.

REGIÃO VACINAÇÃO REGISTRO  
Fronteira 01/11 a 30/11 01/11 a 15/12 Animais até 24 meses
Planalto 01/11 a 30/11 01/11 a 15/12 Animais até 24 meses
Pantanal 01/11 a 15/12 01/11 a 30/12 Todo o rebanho

 

O Diretor Presidente da Agência, Luciano Chiochetta, lembra que os pecuaristas devem aproveitar o manejo para vacinar as fêmeas de três a oito meses contra a Brucelose e que maiores informações podem ser obtidas no Disk Aftosa: 0800 67 9120.

SERVIÇO DE DEFESA EM MS

Mato Grosso do Sul que tem se mantido entre os três estados com melhor percentual de cobertura vacinal do País, e é destaque em todo País pela excelência do serviço oficial de defesa agropecuária. Desde a incidência da doença há 11 anos no estado, os bons resultados obtidos nas campanhas contra a febre aftosa, vem se repetindo. Aliada ao cumprimento de compromissos como a identificação individual de todo rebanho da fronteira e ações permanentes de vigilância, a excelência vacinal contribuiu significativamente para a liberação das exportações de carne bovina in natura da região de fronteira, para a União Europeia e adesão do Estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), medidas que ajudam a ampliar a competitividade da carne produzida em Mato Grosso do Sul que conta hoje com fiscalização móvel, postos fixos, ações de vigilância nas propriedades, cadastro georreferenciado de todas as propriedades de fronteira e intensa fiscalização durante o período de aplicação da vacina.

Kelly Ventorim

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias