quinta-feira, 18 abr 2024

Projeto de Orro obriga estado a fazer exames complementares para a confirmação do câncer em até 30 dias

Projeto de Orro obriga estado a fazer exames complementares para a confirmação do câncer em até 30 dias

04 maio – 2018 | 13:13

O câncer em poucos anos deve ser a doença que mais vai causar morte entre os brasileiros. E para tentar amenizar este avanço silencioso, o deputado estadual Felipe Orro apresentou Projeto de Lei nesta quarta-feira, dia 2 de maio, que obriga o estado em no máximo trinta dias fazer os exames complementares necessários para a confirmação da patologia.

Orro defende que quanto antes a neoplasia maligna, como é chamado o câncer, for diagnosticada o tratamento tem mais chance de cura. “É de conhecimento de todos que o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer aumentam consideravelmente as chances de cura e a demora na realização dos exames complementares e específicos é a principal razão que retarda o início desse t

 

ratamento”, defende.

A preocupação com o câncer vem deixando pesquisadores e médicos preocupados. Levantamento divulgado pelo Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), mostra que, em 516 dos 5.570 municípios brasileiros, o câncer já é a principal causa de morte.

De acordo com o estudo, com base nos números do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), o crescimento das mortes por neoplasias foi quase três vezes mais rápido do que daquelas provocadas por infartos ou derrames entre 1998 e 2015. Os registros mostram que o número de mortes por câncer aumentou 90% em 2015 com relação a 1998, de 209.780 para 110.799. No mesmo período, houve alta de 36% entre as vítimas de doenças cardiovasculares, de 349.642 para 256.511 pessoas.

Atualmente, as complicações no aparelho circulatório, especialmente o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o infarto agudo do miocárdio, ainda são responsáveis pela maior parte das mortes no Brasil.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias