A cidade de Guia Lopes, a 232 quilômetros de Campo Grande, registrou um recorde de novos casos de coronavírus, de sábado para ontem. São mais 34 testes com resultados positivos para a Covid-19, elevando a marca de casos da localidade para 98. Um número de extrema preocupação, segundo destacou neste domingo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Na última semana, o Correio do Estado divulgou que diante da aceleração dos números de casos, especialmente no interior, a Secretaria de Saúde acreditava em chegada do pico da pandemia no Mato Grosso do Sul.
Além das últimas confirmações de ontem, Guia Lopes ainda aguarda oito testes realizados em pacientes suspeitos de terem contraído a doença, o que pode agravar ainda mais a situação. Com os novos positivos, e com uma população de pouco mais de 9,8 mil habitantes, o município também atinge a taxa de incidência do vírus de 990,4 por 100 mil habitantes – uma das mais altas do País. Campo Grande, por exemplo, registra 174 casos e tem uma taxa de incidência 19,4 por 100 mil habitantes – é a 16ª do Estado.
“Estamos muito preocupados, principalmente com a região sudoeste. Guia Lopes, Jardim e Bonito é uma região que nos preocupa e que vamos ter atenção especial. Guia Lopes é uma das cinco cidades com maior incidência no País”, declarou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, neste domingo, ao divulgar o boletim epidemiológico do dia.
Vizinha de Guia Lopes, Jardim tem 20 casos de Covid-19, enquanto Bonito, outra cidade próxima, contabiliza 14 testes positivos da doença.