quinta-feira, 25 abr 2024

14ª Conferência Municipal de Assistência Social acontece nesta semana

14ª Conferência Municipal de Assistência Social acontece nesta semana

22 maio – 2023 | 12:12

O tema este ano é “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!”.

O Cmas (Conselho Municipal de Assistência Social) e a Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) estão finalizando os preparativos para a realização da 14ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social. O evento está programado para ocorrer nos dias 25 e 26 de maio no auditório da Unigran, em Dourados.

Com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!”, a conferência visa proporcionar um espaço de reflexão e discussão sobre as políticas de assistência social no município. Serão abordadas questões cruciais e buscados direcionamentos que fortaleçam o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A Secretária Municipal de Assistência Social, Daniela Hall, ressalta a importância da conferência como um momento fundamental para avaliar a efetividade das políticas de assistência social e estabelecer direcionamentos para o SUAS. Segundo ela, as conferências são espaços privilegiados de diálogo e participação, nos quais é possível ouvir as demandas da sociedade e buscar soluções conjuntas. Essa é uma oportunidade valiosa para fortalecer e aprimorar as políticas de assistência social em nosso município.

A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Dourados tem como objetivo reunir profissionais, usuários, gestores, representantes da sociedade civil e demais envolvidos na área. Será uma ocasião propícia para compartilhar experiências, discutir propostas e elaborar estratégias que contribuam para a evolução da política de assistência social em Dourados.

Durante os dois dias de conferência, serão realizadas palestras, grupos de trabalho e outras atividades interativas. Os participantes terão a oportunidade de se envolver em discussões e contribuir com ideias que fortaleçam as políticas sociais do município. Serão abordados cinco eixos temáticos:

I. FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país;

II. CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

III. ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS?

IV. SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS;

V. BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

As inscrições estão abertas até o dia 23 de maio. Para participar, os interessados devem se inscrever através do link: https://cidadao.dourados.ms.gov.br/index.php?class=SemasConferenciaMDDS.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias