quinta-feira, 28 mar 2024

Com recordes nacionais de temperatura em MS, onda histórica de calor está no fim, diz Inmet

Com recordes nacionais de temperatura em MS, onda histórica de calor está no fim, diz Inmet

07 outubro – 2020 | 10:10
Água Clara, que registrou 44,6°C, entrou para a história da climatologia como uma das maiores temperaturas já registradas no Brasil

A onda de calor em que Mato Grosso do Sul bateu recordes de mais de 100 anos, está chegando ao fim, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Para se ter uma idéia, a cidade de Água Clara, que registrou 44,6°C na segunda-feira (05) entrou para a história da climatologia como uma das maiores temperaturas já registradas no Brasil.

O município sul-mato-grossense só ficou atrás da cidade de Bom Jesus do Piauí, que, de acordo com o Inmet teve a maior temperatura oficialmente medida no Brasil, no dia 21 de novembro de 2005, de 44,7°C.

Ainda, de acordo com o Instituto, bateram recordes de calor este ano, as cidades de Cuiabá (MT), que registrou 44°C no dia 30 de setembro e Campo Grande ficou logo atrás, com 41°C, na segunda-feira, dia 5 de outubro.

Já nesta terça-feira (06), a cidade de Nova Maringá (MT), registrou 44,6°C. Este é o segundo maior valor registrado no Brasil e empata com a marca de Orleans, em Santa Catarina, que experimentou este calor em 6/1/1963.

Onda de calor chegando ao fim

Os recordes de calor ficarão para a história da climatologia e já estão chegando ao fim. A expectativa de retorno da chuva em forma de pancadas isoladas, como aconteceu nesta terça-feira (06) em Campo Grande e Ribas do Rio Pardo, pode ocorrer a partir de domingo (11).

Já chuvas generalizadas tem a possibilidade de acontecer entre a próxima terça (13) e quarta-feira (14), podendo pôr fim a este último período de estiagem que ocorre desde 22 de setembro. O volume para o período ainda será baixo com acumulado de 20 milímetros. A partir das chuvas, as temperaturas terão ligeiro declínio voltando a normalidade esperada do mês entre 18°C a 35°C em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

Já na segunda quinzena do mês as chuvas podem ocorrer de forma mais espalhada a partir do dia 22 de outubro com acumulado de até 20 milímetros. Antes disso, elas devem se concentrar nos setores norte e bolsão associado a corredores de umidade contribuindo com acumulado de até 30 milímetros, conforme estimativa do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Dayene Paz/midiamax

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias