sexta-feira, 26 abr 2024

Vacina bivalente da Pfizer está disponível para pessoas acima de 18 anos

Vacina bivalente da Pfizer está disponível para pessoas acima de 18 anos

25 abril – 2023 | 12:12

UBS’s de Dourados seguem orientação do Ministério da Saúde e ampliam o público.

A vacina bivalente da Pfizer contra a covid-19 começa a ser aplicada no público geral acima dos 18 anos. A decisão de ampliar a vacinação de reforço foi tomada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (24) e atinge aproximadamente 97 milhões de pessoas que podem ser imunizadas. Já nesta terça-feira (25), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Dourados estão autorizadas a seguir a orientação.

Segundo o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques, as UBSs e a Sala de Vacinação do PAM têm doses disponíveis, remanescentes da campanha que começou há dois meses para grupos prioritários. “Temos doses disponíveis para iniciar a aplicação neste público ampliado, mas já estamos em contato com a Secretaria de Estado de Saúde para solicitarmos novas doses que devem ser enviadas pelo Ministério da Saúde”.

Segundo ele, é importante seguir o calendário individual já que a dose bivalente só pode ser aplicada em quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde para atualizar o calendário vacinal.

Segura e eficaz

O ministério ressalta que as vacinas têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da Covid-19. A ampliação, segundo a pasta, tem “o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país”.

A campanha de imunização com a vacina bivalente foi iniciada em fevereiro, voltada para idosos de 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, presos e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários de penitenciárias.

Até o dia 20 deste mês, mais de 10 milhões de pessoas já tinham tomado o reforço bivalente, sendo 8,1 milhões idosos, conforme dados divulgados pelo ministério.

 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias