Ação do MPMS investiga direção de hospital, empresa de equipamentos médicos e vereadores; esquema teria usado transferências via Pix para movimentar dinheiro público desviado.
A “Operação Dirty Pix”, deflagrada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) na manhã desta terça-feira (18), cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em Sidrolândia e também em Manaus (AM). As investigações apuram um suposto esquema de desvio de R$ 5,4 milhões em recursos destinados à Saúde.
A ofensiva é conduzida pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC/MPMS), em apoio à 3ª Promotoria de Justiça de Sidrolândia, com participação de equipes do Amazonas. Os mandados foram expedidos no âmbito de um procedimento que investiga a prática de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Segundo o MPMS, o foco da apuração são integrantes da administração do Hospital Elmíria Silvério Barbosa, representantes de uma empresa fornecedora de equipamentos hospitalares e vereadores do município. Os valores investigados são recursos repassados pelo Estado ao Município de Sidrolândia para a compra de um aparelho de ressonância magnética e de um autoclave hospitalar.
As provas reunidas indicam que parte do dinheiro teria sido desviada em conluio entre a direção do hospital e a empresa contratada. Além disso, a empresa teria pago vantagens indevidas a parlamentares locais, utilizando transferências via Pix, feitas diretamente ou por meio de terceiros, ao presidente do hospital e aos vereadores apontados na investigação.
O nome da operação, “Dirty Pix” (“pix sujo”, em tradução livre), faz referência justamente ao uso das transferências instantâneas como ferramenta para movimentar valores ilícitos e tentar ocultar a origem do dinheiro público desviado, conforme o MPMS.
Entre os alvos citados na investigação estão o ex-diretor do hospital, Jacob Breure, que teria sido preso, a vice-prefeita Cristina Fiuza (MDB), que também é ex-vereadora, além dos vereadores Adavilton Brandão (MDB), Izaqueu de Souza Diniz (PSD) e Cledinaldo Marcelino Cotócio (sem partido).







