Focos de incêndio atingem 12 mil hectares na região de Corumbá (MS); Polícia Federal investiga as causas.
Brigadistas e bombeiros militares estão empenhados em combater um incêndio que já consumiu cerca de 12 mil hectares na região da estrada do Porto da Manga, em Corumbá (MS), no Pantanal. As equipes têm trabalhado em turnos ininterruptos há quatro dias, desde que as chamas começaram na segunda-feira (24), conforme informações do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama.
A Polícia Federal está investigando as causas do incêndio.
Ações de combate
De acordo com o Ibama/Prevfogo, 15 brigadistas se revezam nos trabalhos, que contam com o apoio de duas viaturas e um veículo utilitário para auxiliar em áreas de difícil acesso, especialmente nas margens do rio Paraguai, onde o fogo se concentra. Bombeiros da região também participam da operação.
Devido à densa vegetação, grande parte do deslocamento das equipes é feito a pé, exigindo cautela.
Frentes de combate
As ações de contenção estão focadas principalmente nas áreas do Porto da Manga e da Estrada Parque. Outras duas frentes de incêndio já foram controladas.
Linha do tempo do incêndio
- Segunda-feira (24): O foco foi identificado por volta das 8h30. Às 9h, brigadistas já iniciavam o combate entre a Linha da União e uma área de fazenda.
- Terça-feira (25): As equipes trabalharam durante todo o dia, seguindo com o combate até as 4h da manhã de quarta-feira.
- Quarta-feira (26): Uma nova equipe iniciou os trabalhos às 6h, concentrando-se no foco que avança para o Porto da Manga.
As ações de combate ao incêndio continuam sem previsão de término.







