“Não existe desenvolvimento sem parceria com os municípios. Nós ouvimos as prioridades locais e trabalhamos para transformar essas demandas em investimentos. Política pública não se impõe, se constrói com diálogo e responsabilidade”, reforça o secretário da Casa Civil Walter Carneiro Júnior, em entrevista à Rádio Hora.
Essa articulação política tem sido determinante para manter Mato Grosso do Sul entre os estados mais equilibrados fiscalmente e com maior capacidade de investimento do país. Com responsabilidade fiscal, redução de despesas e ambiente favorável aos negócios, o Estado ampliou sua força econômica e sua capacidade de execução.
À frente da Pasta, Walter Carneiro Júnior intensificou a atuação como principal mediador entre o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, a bancada federal e os 79 municípios, fortalecendo uma base política sólida e garantindo ambiente de cooperação para a execução das metas estabelecidas pelo governador Eduardo Riedel, no seu Plano de Governo.
“A Casa Civil é a ponte que garante diálogo, equilíbrio e responsabilidade entre os Poderes. Nosso papel é assegurar que o governador tenha as condições políticas e institucionais necessárias para executar o plano de governo e entregar resultados concretos à população”, afirma o secretário.
A diretriz da gestão é clara: governar com diálogo, construir consensos e transformar demandas municipais em políticas públicas estruturantes. A Casa Civil atua como secretaria de “porta aberta”, ouvindo prefeitos, vereadores e lideranças regionais, respeitando a autonomia municipal e consolidando um modelo de gestão municipalista que tem se traduzido em resultados concretos.
Avanços
O reflexo dessa governabilidade está nas entregas. O programa MS Ativo já soma cerca de R$ 2,5 bilhões em investimentos nos municípios, impulsionando obras de pavimentação, drenagem e saneamento básico, em parceria com a Sanesul. A meta de universalizar o asfalto e ampliar o saneamento em todas as cidades do Estado avança com planejamento e articulação política consistente.
Na logística, os números reforçam o momento de transformação: 855 quilômetros de novas rodovias estaduais, 600 quilômetros de recapeamento e quase 500 quilômetros de melhorias em estradas vicinais, garantindo infraestrutura para o escoamento da produção, fortalecimento da agricultura familiar e mobilidade rural.
“A estabilidade institucional que construímos permite que o Estado continue investindo forte, mesmo em um cenário desafiador. Governabilidade não é discurso, é resultado. E os resultados estão chegando nos municípios”, destaca o secretário.
A atual gestão também consolida de uma cultura de gestão orientada por metas. “Todos os secretários firmam contratos de gestão, reforçando compromisso com resultados e eficiência administrativa. A disciplina fiscal, aliada à estratégia política, sustenta o ritmo acelerado de investimentos”.
Neste ano, o Governo do Estado assegurou R$ 1 bilhão em financiamento, recurso exclusivo para investimento, permitindo antecipar obras previstas para os próximos anos e acelerar entregas em todas as regiões. “Trabalhamos com diálogo e articulação permanente entre os Poderes, isso nos deus uma base política sólida que sustenta o avanço de Mato Grosso do Sul e assegura que o desenvolvimento chegue, de forma concreta, à vida de cada sul-mato-grossense”, finalizou.
Beatricce Bruno
Fotos: Afrânio Pissini






