Procon Estadual flagra violação da legislação em cartório de imóveis

24 novembro – 2020 | 15:15

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon / MS), flagrou ou descumprimento da legislação de atendimento preferencial no cartório de Primeiro Ofício de Registro de Imóveis em Campo Grande-MS. As equipes de averiguação foram mobilizadas após denúncia de consumidor.

Segundo o Procon, por meio de denúncia, um cidadão relatou que esteve no cartório necessitando de serviços e, apesar da fila extensa, não foi respeitado o direito ao atendimento prioritário.

De acordo com a Lei 10.048, de 2000, as pessoas com deficiência física, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo, têm direito a atendimento prioritário em repartições públicas, empresas concessionárias de serviço público, instituições financeiras, sanitários públicos, veículos de transporte coletivo e logradouros.

Acompanhe as últimas notícias do Correio do Estado

A transgressão à legislação ficou constatada pela equipe do Procon Estadual, assim como irregularidade na placa exposta para indicar o serviço preferencial, que foi confeccionada de maneira errônea e com a omissão da representação de alguns beneficiários. 

O Auto de Infração foi expedido e concedido prazo de defesa e apresentação de justificativas.

Para realizar denúncias, o consumidor pode usar o link “Fale Conosco”, disponível no site do Procon / MS, ligar 151 ou se dirigir pessoalmente à sede do órgão, integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast. 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!