Município de MS vai colocar no fim da fila quem recusar vacina da Covid-19 pela marca

07 julho – 2021 | 8:08

Prefeitura de Batayporã anunciou medida, que agradou Secretaria Estadual de Saúde. Pasta agora estuda dar a mesma orientação a todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

O prefeito Germino Roz (PSDB), de Batayporã, município próximo da divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, afirmou que vai colocar no fim da fila quem recusar vacina da Covid-19 pela marca.

“Aquele que se recusar a tomar alguma dose de vacina por marca, não será impedido de se vacinar, vai apenas voltar para o fim da fila. Atrás dessa pessoa, terá uma outra que quer se imunizar enquanto antes possível”, afirmou Roz.

De acordo com a prefeitura, escolher o tipo de imunizante prejudica o processo de imunização do município, além de dar mais trabalho para os profissionais de saúde responsáveis pela aplicação, que precisam explicar, a todo momento, qual vacina está disponível. Apesar disso, a secretária de saúde de Batayporã, Letícia Sanchez, afirma que, por se tratar de uma cidade pequena, os agentes de saúde muitas vezes conhecem as pessoas e conseguem “convencê-las” a receber a vacina.

Mais de 49% da população geral de Batayporã, de cerca de 11 mil pessoas, já foi vacinada ao menos com a primeira dose. O município já vacinou os grupos prioritários e imuniza pessoas de 36 anos nesta terça-feira (6).

O secretário de saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, parabenizou a atitude da prefeitura de Batayporã. “Escolher vacina não é como escolher roupa ou ir no restaurante. Vacina é aquela que está à disposição, até porque todas elas passaram por várias agências e crivo extraordinário para serem colocadas no mercado”, afirmou.

Resende ainda afirmou que essa mesma orientação será discutida em reunião e deverá ser repassada às secretarias de saúde de todos os municípios do estado. “Queremos vacinar todos, mas quem escolher vacina deve ser imunizada após todos os outros grupos”, finalizou.

Vacinação no estado

De acordo com a plataforma “Vacinômetro”, mantida pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, mais de 47% da população geral do estado já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid, até a tarde desta terça-feira (6). 22,43% das pessoas do estado já receberam também a segunda dose e estão imunizadas contra a doença.

Segundo a plataforma, 1.844.519 doses de vacinas contra a Covid foram aplicadas no estado desde o início da imunização, entre primeira e segunda dose.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!