Prefeitura de Maracaju realiza “Dia D” de combate e prevenção ao câncer de boca

20 novembro – 2021 | 12:12
Os Atendimento acontecem até as 17 horas no Posto de Saúde Nestor Muzzi.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado 20-11 o “Dia D” de combate e prevenção ao câncer de boca.

De acordo com a Cirurgiã Dentista Dra. Vânia Toyokawa Monteiro que é Coordenadora da Saúde Bucal em Maracaju, o câncer de boca infelizmente, é um dos mais comuns no Mato Grosso do Sul e somente neste ano foram 220 novos casos no estado e para o próximo ano em todo o país há uma estimativa de 15 mil novos casos.

Desses 15 mil novos casos no país, estimamos que 11 mil sejam em homens, por isso, reforçamos esta causa durante o Novembro Azul, que é o mês de combate e prevenção ao câncer de próstata, mas lembrando que pode ocorrer em ambos os sexos.” Explicou Dra. Vânia.

A Cirurgiã Dentista ainda explicou que o câncer é mais comum nos homens pela maior exposição ao sol, inclusive devido as atividades profissionais, bem como uma maior incidência de fumantes e bebidas alcoólicas, sendo estes os maiores agravantes.

A profissional alertou que mediante o aparecimento de qualquer pequeno caroço, manchas brancas ou vermelhas de qualquer tamanho, feridas que não cicatrizam em torno de 15 dias, procure um profissional dentista.

Dia D: Durante este sábado 20-11 das 7:00 às 13 horas e das 13:00 às 17:00 horas o Posto de Saúde Nestor Muzzi estará nesta ação para avaliação de lesões, suspeitas ou manchas que não cicatrizam há mais de 15 dias, não sendo necessário agendamento.

O que é câncer de boca?

São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

Como posso perceber um câncer de boca?

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

O que pode levar a pessoa ter câncer de boca?

O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.

Existem outros fatores de risco?

Sim, como a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.

É possível descobrir o câncer de boca no início?

Sim. O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticas lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.

Onde pode ser realizado o exame da boca?

Profissionais de saúde treinados dos Centros de Especialidades Odontológicas, CEO, e de postos ou centros de saúde podem realizar o exame.

O autoexame previne a doença?

O autoexame da boca é uma técnica simples que a própria pessoa utiliza para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchações. Entretanto, esse exame não substitui o exame clínico realizado por profissional de saúde treinado. Para a realização do autoexame são necessários um espelho e um ambiente bem iluminado. Mesmo que não encontre nenhuma alteração, é importante a consulta regular ao dentista para exame clínico da boca.

Como diminuir o risco de câncer de boca?

– evite ou reduza o consumo de fumo e de álcool;
– mantenha uma boa higiene bucal;
– faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
– visite o dentista regularmente.

Com informações do Ministério da Saúde

Autor:Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS – Assessor de Comunicação Responsável

 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!