Em novo formato, a Caravana da Saúde parceria com Maracaju, atende no período de 10 meses em duas modalidades: Opera MS e Examina MS.
O secretário municipal de saúde de Maracaju Thiago Olegário Caminha, representa o prefeito Marcos Calderan, nesta quinta-feira, dia 02, no lançamento oficial do novo formato da Caravana da Saúde.
Nesta nova etapa do mutirão, uma parceria com municípios e hospitais públicos e privados vão estar realizando em regime de urgência exames de diagnóstico e cirurgias eletivas.
Assinatura vai acontecer na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), na Avenida Eduardo Elias Zahran, 3.179, em Campo Grande. Em algumas cidades os procedimentos médicos iniciam nesta sexta-feira, dia 03. O secretário de Maracaju ao portal tudodoms, lembrou que o programa Opera e Examina MS são programas de extrema necessidade neste momento, “a pandemia pelas restrições de leitos hospitalares reservados a COVID-19 causou um represamento das cirurgias eletivas e exames complementares. A nova Caravana da saúde do Governo do Estado neste novo modelo vem fortalecer a saúde de Maracaju, onde vamos conseguir ofertar mais exames e retomar com celeridade as cirurgias.
O benefício será direto aos nossos pacientes,” disse ao tudodoms.
Ao todo serão 64 cirurgias atendidas mensalmente no Hospital Soriano Corrêa no período de 12 meses. O Secretário Estadual de Saúde Geraldo Resende, informou que estão programadas 68.618 cirurgias e 33.002 exames como ressonâncias, tomografias, ultrassons, colonoscopia e endoscopia, tudo no período de 13 meses.
Os pacientes que serão atendidos nesta nova etapa do programa já estão agendados, conforme as filas da regulação. R$ 120 milhões serão investidos na Caravana.