terça-feira, 30 abr 2024

Anvisa aprova nova vacina para a dengue

Anvisa aprova nova vacina para a dengue

03 março – 2023 | 16:16

A vacina Qdenga, da empresa Takeda, está indicada para uso entre 4 e 60 anos de idade

Foi aprovado, em 02/03/2023, o registro da nova vacina Qdenga, da empresa Takeda Pharma Ltda., para a prevenção da dengue, por meio da Resolução RE 661. A vacina é composta por quatro sorotipos do vírus da doença e oferece ampla proteção para a população pediátrica acima de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos.

O produto será administrado subcutaneamente em duas doses, com intervalo de 3 meses entre elas. A avaliação clínica da vacina mostrou uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue em 12 meses após a administração. A vacina foi avaliada pela agência sanitária europeia (EMA) e sua comercialização foi aprovada na União Europeia em dezembro de 2022. Durante a análise técnica realizada pela Anvisa, um painel de especialistas discutiu alguns pontos do processo de registro.

A vacina Qdenga é a primeira aprovada no Brasil para um público mais amplo, enquanto a anterior (Dengvaxia) só pode ser utilizada por quem já teve dengue. O registro pela Anvisa permite a comercialização do produto no país, mas a vacina continuará sujeita ao monitoramento de eventos adversos por meio de ações de farmacovigilância sob a responsabilidade da empresa.

Com informações do Ministério da Saúde

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias