quinta-feira, 25 abr 2024

A importância da Autonomia Econômica para a mulher – Por Fabiana Azambuja

A importância da Autonomia Econômica para a mulher – Por Fabiana Azambuja

11 março – 2021 | 16:16
Fabiana de Carvalho Lima Azambuja

Através de uma parceria entre a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, do Governo do Estado, Sebrae, Funtrab e Instituto Rede Mulher Empreendedoras, muitas mulheres sul-mato-grossenses estão tendo a oportunidade de conquistar a tão sonhada autonomia econômica. É o programa “Recomeçar” que oferece oficinas de qualificação profissional.

Fabiana Carvalima, coordenadora de autonomia econômica da Subsecretaria explica que o programa é destinado às mulheres que queiram iniciar um negócio e às mulheres empreendedoras que desejem aprimorar seus conhecimentos.

Hoje no Mato Grosso do Sul a mulheres representam 36% do mercado de trabalho formal. O que se explica como a capacidade das mulheres de gerar rendimentos e recursos próprios a partir do acesso ao trabalho remunerado em igualdade de condições com os homens.

A autonomia econômica não é “só ter dinheiro” e sim aptidão ou competência para gerir sua própria vida, valendo-se de seus próprios meios, vontades e/ou princípios, relação que se tem com sua vida financeira, as decisões e a forma como se administra e o uso do valor que ganha.

Uma das coisas mais importante que observo na autonomia econômica é empregabilidade das mulheres, é a política pública que temos para combater meios para se reduzir as taxas de violência e de feminicídio no país. E é um dado assombroso, mas está claro que não abandonam esses relacionamentos abusivos por não terem autonomia financeira é preciso garantir estabilidade mínima é ter condição de prover sua segurança física e psicológica, e também a de seus filhos.

A mulher que acha que seu filho passará fome ou ficará desprovido desiste de buscar ajuda.Viver livre de qualquer tipo de violência é direito de todos.

Para 2021 a meta do Programa “Recomeçar” é qualificar cerca de mil mulheres que terão acesso às aulas gratuitas e ferramentas necessárias para que possam empreender e iniciar o seu próprio negócio, gerir as próprias carreiras ou para se inserirem no mercado de trabalho formal.

Para saber mais sobre as oficias acesse o site: www.naosecale.ms.gov.br

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias