Ação na Escola Luiz Antônio encerra comemorações do “Dia Nacional da Vigilância Sanitária”

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
30/08/2022
Redação
Diretoria enfatizou a importância da parceria da Vigilância com as escolas (Foto: Assecom)

Intenção é transformar os alunos em agentes de difusão do aprendizado recebido

O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do “Núcleo de Vigilância Sanitária” de Dourados, encerrou as comemorações alusivas ao “Dia Nacional da Vigilância Sanitária”, com uma ação na Escola Prefeito Luiz Antônio Álvares Gonçalves, envolvendo alunos do primeiro ao quinto ano.

A gerente do Núcleo de Vigilância Sanitária, Ana Paula Pinto Triches, explicou que o “Dia Nacional da Vigilância Sanitária” tem como intuito divulgar as ações da Vigilância Sanitária de Dourados. “Estamos nesse movimento de aproximação da população, para que ela saiba mais um pouco do nosso trabalho e das nossas atividades. A Vigilância Sanitária tem a meta de promover e proteger a saúde da população e fazemos isso de várias maneiras. A mais conhecida é a nossa fiscalização, e hoje estamos em ação educativa como objetivo principal. Por isso estamos fazendo esse trabalho com as escolas”, pontuou.

Ao levar esta ação para os estudantes, a intenção é transformá-las num agente de difusão do aprendizado recebido. “Realizamos uma ação educativa de como ser vigilante, de prestar atenção na rotulagem, validade, condições dos produtos e com isso a gente espera uma consciência maior da população na hora de consumir; não caindo em propaganda enganosa, não fazendo a compra de alimentos ou materiais que estejam vencidos ou que sejam falsificados e então, dessa maneira, a gente ter uma promoção em saúde da população”, complementa.

Para Edilene Martins de Souza Marques, diretora da Escola Municipal Prefeito Luiz Antônio Álvares Gonçalves esse tipo de ação na escola é muito importante, porque muitas vezes as crianças só têm esse tipo de informação através das redes sociais, ou até mesmo pela televisão e não vivenciam dentro da escola. “Estão todos empolgados para conhecer e ter a Vigilância Sanitária mais próxima da escola, para saber realmente qual é o papel e o que é que faz a equipe. Então, é fundamental essa parceria”, destacou, enfatizando a importância dessas ações com os alunos. “A formação do cidadão inicia na escola”, completa a diretora.

A orientação da Vigilância Sanitária é que, quando forem identificadas qualquer irregularidade, primeiro se procure o estabelecimento onde foi feita a compra, mas se ao tentar a troca ou devolução do produto não tiver sucesso, o consumidor deve procurar a Vigilância Sanitária e o Procon.

O Núcleo de Vigilância Sanitária fica na Avenida Weimar Gonçalves Torres, nº 4.225, na Vila Maxwell, das 7h30 às 13h30, telefones 3424-0709 ou 98468-8100.

Quer contar alguma coisa? Então conta pro Notícias MS !

Se você tem alguma informação importante e quer compartilhar, conta pra nós!

Conta aí meu Povo:
WhatsApp (67) 98448-9787

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/notims
https://www.instagram.com/noticiasms/

O sigilo é garantido pela lei, envie denúncias, reclamações e sugestões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp