segunda-feira, 17 jun 2024

AcessoCidades promove debates inclusivos sobre mobilidade urbana em Dourados

AcessoCidades promove debates inclusivos sobre mobilidade urbana em Dourados

15 fevereiro – 2023 | 16:16

Ação é uma iniciativa da FNP para contribuir na qualificação de políticas de mobilidade para o desenvolvimento sustentável

A Prefeitura de Dourados realiza, de 13 a 16 de fevereiro, a primeira edição do Projeto AcessoCidades no município. A ação é uma iniciativa da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), apoiada pela União Europeia, para contribuir na qualificação de políticas de mobilidade como ferramentas para o desenvolvimento sustentável. A iniciativa inclui a sociedade no processo, com ações de acessibilidade urbana e redução de desigualdades sociais, raciais e de gênero. Para isso, a população é ouvida e convidada a contribuir com atividades participativas.

Nesta terça-feira (15), ocorre a oficina aberta com palestras, discussões e debates sobre assuntos referentes à inclusão e redução das desigualdades na mobilidade urbana. Os participantes também têm a oportunidade de apresentar problemas, elencar pontos críticos e sugerir prioridades na mobilidade urbana de Dourados.

Durante o evento, o prefeito Alan Guedes, lembrou da participação no Encontro Internacional do Projeto AcessoCidades, a convite da FNP. O chefe do Executivo, com uma comitiva de outros 19 prefeitos, conheceu políticas públicas de mobilidade em Roma, Genova e Turim, todas na Itália, e em Barcelona, na Espanha.

“Fomos com o objetivo de trazer as boas práticas e qualificar o setor aqui no Brasil, principalmente no nosso município. É uma oportunidade imperdível, o projeto não poderia ter chegado em melhor hora, com todo o recurso que Dourados terá graças ao financiamento do Fonplata. Agora, promovemos essa discussão aqui entre nós, junto à população, para conseguir tirar o melhor resultado possível de tudo isso, aprimorando a mobilidade urbana em vários âmbitos”, destacou o prefeito.

Para a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Mariana de Souza Neto, o projeto AcessoCidades coloca Dourados em um patamar importante de mobilidade urbana. Uma vez que a ação visa o compartilhamento de boas práticas entre os municípios envolvidos tanto do Brasil quanto de fora do país.

“É essencial participarmos do AcessoCidades porque ele foca em alguns fatores que muitas vezes são negligenciados quando se discute mobilidade. Os técnicos da FNP que visitam a cidade têm um foco nas minorias, na redução de desigualdades. Com isso, é feito um estudo amplo sobre acessibilidade do nosso desenho urbano, desenho viário e transporte público, enfim, tudo que engloba deslocamento”, explica Mariana.

AcessoCidades

A programação desta etapa em Dourados começou no dia 13 de fevereiro com entrevistas em paradas de ônibus e terminal de transbordo. Na terça-feira (14), houve caminhadas exploratórias e coleta de dados em campo. Nesta quarta-feira, a oficina aberta segue até às 17h.

A última atividade do cronograma é a sistematização coletiva dos resultados das dinâmicas e próximos passos, como organização de calendário. Isso deve ser definido durante reunião on-line dos técnicos da FNP com representantes da Prefeitura.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias