sábado, 27 abr 2024

Agentes da GM participam de treinamento sobre enfrentamento a violência doméstica

Agentes da GM participam de treinamento sobre enfrentamento a violência doméstica

18 maio – 2021 | 21:21

A capacitação foi realizada por advogadas integrantes do Instituto Mulher

Na última sexta-feira (14) agentes da Guarda Municipal de Dourados participaram de um treinamento sobre o enfrentamento a violência contra a mulher. Os números de casos já eram assustadores e com a pandemia de Covid-19 a violência familiar aumentou consideravelmente: segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, houve um crescimento das denúncias de violência contra as mulheres – recebidas pelo número de telefone180: alta de 13,35% em fevereiro, 17,89% março e 37,58% em abril, quando comparados ao mesmo período de 2019.

O treinamento surgiu com a proposta de ampliar o conhecimento dos agentes públicos, em relação às melhores práticas voltadas ao combate à violência e formação/conscientização sobre o enfrentamento a violência contra mulher e o feminicídio. Somente no ano passado a GM atendeu aproximadamente 350 situações de violência contra mulher, foram 143 prisões dos agressores. A Guarda Municipal, tem atuado em parceria com a Delegacia da Mulher com o foco de proteção às vítimas de violência doméstica.

A capacitação foi realizada por advogadas integrantes do Instituto Mulher, que abordaram temáticas referentes à lei, à prisão e à rede de enfrentamento. A advogada Sheila Regina Lopes Dutra apresentou aspectos históricos da criação da lei e as recentes mudanças introduzidas nos últimos anos.

Raianni Caroline Almeida Passos, advogada, abordou a temática da prisão em flagrante e a preventiva no âmbito da violência doméstica, assim como os tipos de ação quando condicionada ou não à representação da vítima.

Já a advogada Luciana Ramires Fernandes esclareceu aos participantes os objetivos da rede de enfrentamento e de atendimento à mulher vítima de violência doméstica, informando sobre os órgãos governamentais e não governamentais especializados ou não, que compõem a rede no município.

Participaram também da capacitação a vice-presidente do Instituto Mulher, Fabiana Corrêa Garcia Pereira de Oliveira, como mediadora e apresentadora, e a presidente, Edna Regina Alvarenga Bonelli, que falou sobre a atuação e composição do instituto, o qual atua com participação efetiva na rede de enfrentamento à violência contra mulher, além de compor o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias