sexta-feira, 12 abr 2024

Agetran ativa lombadas eletrônicas em escolas para período educativo
Dourados

Agetran ativa lombadas eletrônicas em escolas para período educativo

Redação
02 fevereiro – 2024 | 9:09
Uma das lombadas eletrônicas está na rua Mozart Calheiros (Foto: Marcos Macedo/Prefeitura de Dourados)

Ano começou com quatro vítimas fatais no trânsito de Dourados e órgão busca aumentar segurança

O mês de janeiro terminou com números trágicos no trânsito de Dourados. Quatro pessoas perderam a vida em acidentes causados, principalmente, por excesso de velocidade e desrespeito às sinalizações. Em busca de um trânsito mais seguro, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), em parceria com o Detran-MS, iniciou nesta quinta-feira (1), o período educativo em lombadas eletrônicas ativadas em frente às escolas, sensores de avanço semafóricos e ainda sensores de controles de caminhões. A partir do dia 16 de fevereiro, condutores que não respeitarem essas sinalizações podem ser autuados pelas autoridades de trânsito.

Os condutores que passam em frente de nove unidades de ensino escolhidas pela grande movimentação de veículos nas vias próximas já percebem o funcionamento das lombadas eletrônicas. “Neste mês vamos ter a volta das aulas nas escolas públicas e nas escolas particulares já começaram. As lombadas eletrônicas estão nas vias mais movimentadas e que precisam ser melhor monitoradas”, explica Mariana de Souza Neto, diretora-presidente da Agetran.

O trabalho é reflexo direto de estudos feitos para identificar pontos críticos no acesso às unidades de ensino, considerando o número de alunos nos turnos e o fluxo de veículos. A ativação dos equipamentos segue solicitações, não apenas da direção, mas também de pais e alunos, preocupados com a segurança nos momentos de entrada e saída das escolas. No planejamento, estão quatro escolas municipais, três estaduais e duas particulares.

As lombadas eletrônicas estão ativadas na EM Maria da Rosa Câmara, na rua Joaquim Teixeira Alves; EM Bernardina de Almeida, na rua Eulália Pires; EM Pedro Palhano, na avenida Presidente Vargas; EM Pref Luiz Antônio, na rua Eurides de Mattos Pedrozo; EE Menodora de Figueiredo, na avenida Weimar Gonçalves Torres; EE Maria da Glória, na rua Mozart Calheiros; EE José Pereira Lins, na rua Alcides José de Macedo; Colégio Bandeirante (antigo Ceart), na rua Monte Alegre; e Colégio Objetivo, na avenida Presidente Vargas.

Semáforos e Caminhões

Os próximos 15 dias de período educativo servem também para os sensores de avanço semafórico, que estão ativados nos 20 principais cruzamentos da área urbana, como da avenida Marcelino Pires com Hayel Bon Faker ou nos cruzamentos próximos ao Shopping Avenida Center.

Outra preocupação do órgão é o tráfego de caminhões. Um dos óbitos registrados no mês passado foi causado, justamente, por um veículo de grande porte em local que não poderia circular. Os sensores de caminhões estão instalados em diversas entradas da cidade e identificam os veículos que possam circular em vias que deveriam ser evitadas.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias