sexta-feira, 19 abr 2024

Agetran, Guarda Municipal, PM e Detran organizam operação “Volta às Aulas”

Agetran, Guarda Municipal, PM e Detran organizam operação “Volta às Aulas”

03 fevereiro – 2023 | 8:08
Agentes orientam pais de alunos e organizam o trânsito (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

Ações educativas e de organização do trânsito próximas às escolas serão feitas durante todo o mês

O mês de fevereiro marca o retorno dos alunos às aulas com o início do ano letivo 2023 nas escolas municipais, estaduais e particulares. Para conscientizar pais e responsáveis da importância de um trânsito seguro, principalmente com o aumento do fluxo de veículos nas ruas próximas às unidades de ensino, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Guarda Municipal de Dourados, Polícia Militar e Detran-MS organizam a operação “Volta às Aulas” com ações educativas e de segurança no trânsito durante todo o primeiro mês do retorno às escolas.

A primeira dessas ações aconteceu nesta quinta-feira (2) nas proximidades da Escola Adventista, com a participação de agentes dos três órgãos presentes na esquina das ruas Onofre Pereira de Matos com Benjamin Constant. Nesta sexta (3), a Agetran recebeu os alunos da Escola SEI, na rua Balbina de Matos.

Agentes abordaram os motoristas explicando a necessidade de se ter uma atenção maior nos horários de maior movimentação de pedestres, além dos cuidados com a manutenção dos veículos. Paralelamente, realizavam a travessia com segurança dos alunos nas faixas de pedestres e orientavam os pais sobre a organização do tráfego, evitando que, por exemplo, se pare em fila dupla. “Estaremos juntos nesta parceria com a Agetran durante todo esse mês para orientar e aumentar a segurança no trânsito próximo às escolas”, disse a diretora-geral da GMD, Graziele Cespedes do Nascimento.

Agentes da Agetran estavam na Escola SEI nesta sexta (Foto: Assecom)

Motoristas e pedestres

Segundo Leonardo Douglas, chefe operacional da Agetran, essa foi apenas a primeira de uma série que serão desenvolvidas. “O objetivo principal dessa operação é a gente conscientizar os condutores e pais dos alunos da importância da segurança no trânsito, principalmente nesse perímetro próximo às escolas. Diminuir a velocidade, atenção às crianças que estão transportando e àquelas que estão transitando nas calçadas que podem atravessar a rua”, explica. Para Leonardo, é uma conscientização que deve ser seguida pelos condutores durante todo o ano.

As ações seguem próximas às escolas particulares até o dia 10, próxima sexta-feira. A partir do dia 13, as equipes da Agetran, GMD e Detran desenvolvem ações próximas às escolas municipais e, depois do dia 23, acompanham a volta dos alunos às escolas estaduais. “Vamos dividir as equipes para que possamos passar pelo maior número de escolas possíveis”, completa Leonardo.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias