quinta-feira, 25 abr 2024

Agricultores familiares de Maracaju recebem assistência técnica e auxílio do Município para melhorar a produção

Agricultores familiares de Maracaju recebem assistência técnica e auxílio do Município para melhorar a produção

29 abril – 2021 | 16:16

O objetivo é fortalecer a agricultura familiar de Maracaju, tornando o Município referência no cultivo de hortifrutigranjeiros

O Município de Maracaju, região centro oeste de Mato Grosso do Sul, atende em torno de 503 famílias de pequenos agricultores em várias comunidades, como no Assentamento Canta Galo, Santa Guilhermina, Valinhos, Comunidade Quilombola São Miguel, aldeias indígenas e, ainda, produtores do distrito de Vista Alegre e da Associação de Pequenos Produtores de Maracaju. Os atendimentos são prestados por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), que além de oferecer a assistência técnica, com auxílio para melhorar a produção, ajuda o pequeno produtor na tomada de decisão.

Os serviços são realizados por uma equipe técnica qualificada, formada por dois engenheiros agrônomos, um técnico agrícola, dois médicos veterinários e engenheiros ambientais. Os atendimentos vão desde a assistência técnica, com visitas às propriedades, onde o engenheiro conhece de perto as necessidades de cada produtor, até a parte burocrática  e de gestão, como no levantamento de dados, agendamento para patrulha mecanizada, auxílio na compra de sementes e insumos. A Secretaria também presta auxílio no plantio e no planejamento de venda dos produtos como frutas, legumes e verduras para programas como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

O objetivo é poder valorizar o trabalho do pequeno produtor e melhorar a produção e a  renda de cada família, fortalecendo a agricultura familiar de Maracaju, tornando o Município referência no cultivo de hortifruti, “produtos que estão na nossa mesa e que mais consumimos no dia a dia”, destacou o Secretário da Sedema, Agadir Mossmann.

Projetos

Segundo o secretário, o Município também auxilia, por meio da assistência técnica, no projeto de plantio de hortas, auxílio no projeto de criação de aves e galinhas poedeiras, e auxílio no transporte de produtos para comercialização em feiras. “Ainda temos os serviços de nivelamento, encanteiramento, adubação, plantio de pasto, roçada de pasto, e diversos serviços que a agricultura familiar recebe e que a Prefeitura está pronta para prestar esse auxílio ao pequeno produtor”, enfatizou Mossmann.
Visita

Nesta terça-feira (27), o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan e a equipe técnica da Sedema, visitaram os agricultores do Assentamento Valinhos. Para o prefeito, “a agricultura familiar é muito importante para a economia do município”, e, frisou que a Prefeitura seguirá dando todo apoio à essas comunidades.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias