Setor agropecuário avança 10,1% em relação ao mesmo período de 2024, com destaque para milho, soja, arroz, algodão e café.
A agropecuária brasileira registrou um crescimento de 10,1% no segundo trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse desempenho elevou o Produto Interno Bruto (PIB) em 2,2% na mesma base de comparação, segundo dados divulgados pelo IBGE.
Entre os principais destaques do agronegócio, o milho liderou com alta de 19,9%, seguido pela soja com 14,2%, arroz com 17,7%, algodão com 7,1% e café com 0,8%. Esses resultados refletem um ganho significativo tanto na produção quanto na produtividade dos cultivos.
O bom desempenho do setor agro contribuiu de forma decisiva para o bom desempenho da economia brasileira no trimestre. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, “o resultado do PIB evidencia a força do agro que impulsiona o Brasil”, ressaltando que o setor investe, cresce e confia no produtor rural brasileiro.
No acumulado do primeiro semestre de 2025, o PIB do país avançou 2,5% em comparação com o mesmo período de 2024, impulsionado pelos crescimentos de 10,1% no agropecuário, 1,7% na indústria e 2,0% nos serviços. No acumulado dos quatro trimestres até junho, o PIB cresceu 3,2%.
O setor agropecuário continua sendo essencial para sustentar a economia nacional, com forte impacto nos resultados do PIB tanto no trimestre quanto no semestre.







