Município de Mato Grosso do Sul registra 40,6ºC, liderando a lista das cidades mais quentes do país.
Água Clara, município localizado a 198 quilômetros de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, registrou a temperatura mais alta do Brasil neste domingo (17), alcançando 40,6ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Além de Água Clara, outras cidades de Mato Grosso do Sul também registraram altas temperaturas, incluindo Porto Murtinho, com 40,3ºC, Coxim, com 38,8ºC, e Paranaíba, com 38,6ºC. O inverno está chegando ao fim e várias cidades podem registrar temperaturas históricas. A primavera começa oficialmente no próximo sábado (23), às 2h50.
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) prevê altas temperaturas para esta semana, podendo atingir 41°C, principalmente nas regiões norte (Coxim, Camapuã), pantaneira (Corumbá, Aquidauana) e sudoeste (Porto Murtinho) de Mato Grosso do Sul.
Para a capital, Campo Grande, são esperadas máximas entre 35°C e 37°C. Além disso, são previstos baixos índices de umidade relativa do ar, entre 10% e 20%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a umidade relativa do ar mínima para o bem-estar humano é de 60%.
Esta não é a primeira vez que Água Clara figura entre as cidades mais quentes do Brasil. Em 2020, a cidade registrou 44,6°C, com sensação térmica de 52°C, marcando a temperatura mais alta já registrada na história do país.