quinta-feira, 25 abr 2024

Anvisa aprova vacina da Pfizer contra covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos

Anvisa aprova vacina da Pfizer contra covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos

19 setembro – 2022 | 11:11
Vacina da Pizer é a liberada para crianças acima dos seis meses (Foto: Agência Brasil)

Imunizantes devem estar disponíveis em todas as UBSs de Dourados assim que enviadas pelo Ministério da Saúde

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, na última sexta-feira (16), a ampliação de uso da vacina Comirnaty, do laboratório Pfizer, para imunização contra Covid-19 em crianças entre seis meses e quatro anos de idade. A aprovação permite o início do uso da vacina no Brasil para esta faixa etária, com dosagem e composição diferentes daquelas previamente aprovadas.

De acordo com Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização  da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), as doses do imunizante para essas crianças estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Dourados assim que o Governo Federal confirmar o calendário para essa faixa etária. “O setor de imunização aguarda o Ministério da Saúde definir a melhor estratégia, fazer a distribuição das vacinas aos estados e, assim que tivermos em mãos as doses, o início será imediato”, explica.

Diferenças

A formulação da vacina autorizada pela Anvisa deverá ser aplicada em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas), conforme tabela abaixo. As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

A tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias.

Coronavac

O imunizante distribuído pelo Instituto Butantan já é utilizado para crianças entre três e cinco anos. Agora, a Anvisa analisa solicitação do Butantan para ampliar a faixa etária de indicação da vacina. A empresa quer incluir o público de crianças e adolescentes até 17 anos de idade na bula da vacina.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias