sexta-feira, 19 abr 2024

Após caso de mal da vaca louca, Rússia suspende importação de carne bovina do Pará

Após caso de mal da vaca louca, Rússia suspende importação de carne bovina do Pará

02 março – 2023 | 17:17
Diagnóstico de mal da vaca louca no Pará foi enviado para análise no Canadá Divulgação/Faesp

Brasil perde espaço como destino internacional de produto, mas impacto de medida é visto como pequeno

Recentemente, a Rússia anunciou a suspensão das importações de carne bovina do estado do Pará devido à identificação de um caso de mal da vaca louca em um bovino da região. A suspensão está valendo desde o dia 1 de março e afeta animais vivos, carne in natura, processada e subprodutos, como miúdos. Ainda não se sabe se o diagnóstico é de um caso clássico ou atípico da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), já que a amostra coletada do animal infectado foi enviada para um laboratório de referência para a Organização Internacional de Saúde Animal.

Embora a Rússia já tenha sido um dos principais importadores de carne bovina brasileira, nos últimos anos, sua participação vem diminuindo entre os principais destinos do produto. De acordo com o jornal Valor Econômico, o adido agrícola da Rússia no Brasil, Andrey Yurkov, não informou se o embargo será retirado logo depois do teste de tipagem da encefalopatia espongiforme bovina.

O consultor Hiberville Neto, da HN Agro, avalia que o impacto do embargo russo para o setor de carne bovina será pequeno, uma vez que a Rússia comprou apenas 1,9% da carne bovina in natura do Brasil no ano passado, e o Pará representou cerca de 1,3% do que a Rússia adquiriu. Ele ressalta que há uma maior probabilidade de que o caso de mal da vaca louca identificado no Pará seja atípico, o que não deve afetar o sistema de defesa sanitária do Brasil. Além disso, a suspensão das exportações de carne bovina para a China devido ao ocorrido no Pará ainda está em vigor, mas espera-se que a situação se resolva em breve.

Com informações do Canal Rural

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias