sexta-feira, 29 mar 2024

Atletas de Mato Grosso do Sul se destacam no Campeonato Brasileiro de Xadrez de base

Atletas de Mato Grosso do Sul se destacam no Campeonato Brasileiro de Xadrez de base

11 maio – 2023 | 10:10

Mato Grosso do Sul foi destaque no Campeonato Brasileiro de Menores de Xadrez, realizado em Natal (RN). A delegação sul-mato-grossense teve apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

O evento foi dividido em dois festivais: Festival Nacional da Criança (Fenac), nas categorias sub-6, sub-8, sub-10 e sub-12, e Festival Nacional da Juventude e Juvenil (Fenaj), nas classes sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20. Segundo a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), participaram mais de 300 enxadristas, de 21 unidades federativas.

A maior competição de atletas de base do país contou com disputas nas modalidades blitz, rápido e clássico. De acordo com a organização, os três primeiros colocados receberam troféu e medalha, e houve também premiação até o 10º lugar. Os melhores colocados confirmaram vaga para representar o Brasil nos campeonatos Sul-Americano, Pan-Americano e Mundial.

O principal destaque sul-mato-grossense foi Arthur Neres de Souza. O atleta de Três Lagoas garantiu o terceiro lugar na categoria sub-14, disputando o ritmo rápido. Com o resultado, o enxadrista de 14 anos assegurou vaga no Campeonato Sul-Americano de Xadrez, que acontecerá ainda este ano em Florianópolis (SC), com data a definir.

 

 

 

 

 

Aluno da Escola Estadual João Magiano Pinto, Arthur Neres é uma das revelações do xadrez estadual. O estudante-atleta é um dos integrantes do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc), iniciativa da Fundesporte junto à SED (Secretaria de Estado de Educação), que oferece treinamento esportivo no contraturno das aulas da REE (Rede Estadual de Ensino).

Além de Arthur, a delegação contou com mais três atletas: Mariana Mayumi Shiguematsu, Erik Kazuhiro Shikasho e Kariny Kaori Shikasho, sob comando do técnico Matheus Garcett. A equipe de Mato Grosso do Sul foi chefiada pelo professor Marcelo Simões e teve como acompanhantes Laura Mayumi Shikasho e Renata Shiguematsu.

Confira a classificação final dos atletas de Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Xadrez de base:

Kariny Kaori – sub-14 feminino
4º lugar no ritmo blitz, 5º no rápido e 8º no clássico

Erik Kazuhiro – sub-16 absoluto cadete
4º lugar no ritmo blitz e 4º no rápido

Mariana Mayumi – sub-14 feminino
8º lugar no ritmo blitz, 11º no rápido e 11º no clássico

 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias