terça-feira, 16 abr 2024

Bioparque lança caderno de atividades pedagógicas ligadas à biodiversidade pantaneira

Bioparque lança caderno de atividades pedagógicas ligadas à biodiversidade pantaneira

07 fevereiro – 2023 | 7:07

O Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque Pantanal apresentou ao público adulto e infantil o Caderno do Clubinho Pantaneiros com propostas lúdico-pedagógicas com o objetivo de contextualizar, por meio das atividades, o cotidiano dos animais presentes nos tanques do Bioparque, a biodiversidade pantaneira e os artistas regionais.

A cerimônia de lançamento foi realizada nesta segunda-feira (6) e contou com a presença de crianças da Instituição Maná do Céu e da primeira-dama Mônica Riedel, que parabenizou o funcionamento do espaço e o trabalho desenvolvido pelo Bioparque junto aos visitantes. “É sempre um motivo de muita alegria estar aqui, você sente a junção do lazer, do conhecimento e da pesquisa. Hoje tivemos essa experiência boa de trazer crianças de uma ong e proporcionar a elas uma tarde de conhecimento”, contou Mônica.

Projeto de educação ambiental foi apresentado no Bioparque Pantanal

Durante o evento as crianças desenvolveram atividades pedagógicas do caderno, assistiram declamação de poesia e apresentações musicais. O material está disponível no site oficial do complexo: https://bioparquepantanal.ms.gov.br/.

O design e a formatação do caderno apresentam as mascotes do Clubinho Pantaneiros, respeitando a identidade de cada um, com seu perfil de atuação dentro do complexo de água doce. O público presente teve a oportunidade de conhecer Jacó, Bara-San, Ado, Mira, Tui, Nawilo e Vivi. O caderno também homenageia Luiz Xavier, um dos principais nomes das artes do Mato Grosso do Sul.

O projeto foi pensado coletivamente por um grupo de educadores multidisciplinares e a direção do Bioparque. No complexo, a educação ambiental é sustentada por suas ações de inclusão, conservação, pesquisa, inovação e lazer por meio da ludicidade. O pluralismo e contribuição mútua das ideias resultaram na primeira edição, com níveis de dificuldades que contemplam desde o público infantil, em processo de alfabetização, até o público adulto.

Para a diretora do empreendimento, Maria Fernanda Balestieri, o projeto apresentado está alinhado à proposta do empreendimento e ao pilar educação ambiental, que reforça a responsabilidade de sensibilizar o público em geral e, principalmente, as crianças sobre a preservação da biodiversidade.

“Foi um trabalho feito com muito carinho com uma didática voltada ao público infantil, uma forma de atrair os pequenos ao universo pantaneiro, suas belezas e riquezas. Por meio do material eles poderão acessar atividades pedagógicas que irão remeter ao conhecimento sobre as espécies que habitam o maior aquário de água doce do mundo”.

 

Rosana Lemes, Bioparque Pantanal
Fotos: Saul Schramm

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias