sexta-feira, 26 abr 2024

Bioparque utiliza tecnologia e visitas guiadas para garantir inclusão de pessoas cegas

Bioparque utiliza tecnologia e visitas guiadas para garantir inclusão de pessoas cegas

02 março – 2023 | 10:10

O Bioparque Pantanal oferece aos visitantes, incluindo pessoas com deficiência, uma experiência enriquecedora de conhecimento e aprendizado. O professor Márcio Ximenes Ramos, que é cego, enfatiza que sua maneira de ver é por meio do toque. Para atender a esse público específico, o Bioparque oferece visitas guiadas e recursos tecnológicos que promovem a autonomia e inclusão. Desde sua inauguração em março de 2022, o local tem sido uma referência em acessibilidade.

Monique fez a visita guiada, usou recursos tecnológico e também pode tatear as obras

A equipe de guias do Bioparque auxilia pessoas com deficiência visual para tornar a experiência ainda mais inesquecível. A equipe também possibilita o uso de tecnologia durante a visita, além de oferecer a experiência tátil exclusiva para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Monique Lopes Marques, uma estudante de psicologia, destacou sua experiência inclusiva no Bioparque e agradeceu pelo guia que fez a áudio descrição de tudo.

Professor José Aparecido atua no Laboratório de Acessibilidade da UEMS e auxilia em ações para pessoas com deficiência no Bioparque

O professor José Aparecido da Costa, que é cego e atua no Laboratório de Pesquisa em Acessibilidade, Educação Especial e Inclusão da UEMS, enfatiza a importância da tecnologia no atendimento inclusivo e para ajudar nas atividades do Bioparque. Algumas das melhorias implementadas pela gestão do Bioparque incluem áudio descrição e acessibilidade para uso de tablet.

Embora a tecnologia seja importante, os guias são a grande estrela no atendimento às pessoas com deficiência. Eles permitem que as pessoas tenham as mãos livres para interagir e desfrutar da experiência. Atualmente, o Bioparque está testando um assistente de voz para melhorar ainda mais a experiência dos visitantes cegos.

O Bioparque oferece atendimento inclusivo para pessoas com deficiência, incluindo aquelas que estão acamadas. Eles usam tecnologia e inovações para deficientes visuais e auditivos, incluindo professores intérpretes, tablets com alta definição em libras em todos os espaços, guia do local em braile e experiência tátil. Com 31 tanques de exposições no Circuito de Aquários, o Bioparque é o maior aquário de água doce do mundo e abriga cerca de 40 mil peixes e 358 espécies de animais, incluindo reproduções inéditas para a ciência.

Fotos: Bruno Rezende

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias