quinta-feira, 18 abr 2024

Bolivianos envolvidos em ‘arrastão’ de aviões tomaram banho em rio e foram em boate antes do crime

Bolivianos envolvidos em ‘arrastão’ de aviões tomaram banho em rio e foram em boate antes do crime

14 setembro – 2021 | 15:15

Polícia Civil teve acesso a vídeo em que os bolivianos aparecem bem tranquilos, tomando banho no rio, conversando, sorrindo e acenando em alguns momentos no Rio Aquidauana, 6 dias antes do crime em MS.

A Polícia Civil teve acesso a um vídeo em que seis bolivianos aparecem tomando banho no Rio Aquidauana, na cidade que leva o mesmo nome e fica na região oeste de Mato Grosso do Sul, seis dias antes deles praticaram um “arrastão” no aeroporto, fugindo rumo ao exterior com três aviões roubados, entre eles do cantor e compositor Almir Sater.

O “turismo” na região, ainda conforme a polícia, também ocorreu com a visita do grupo criminoso a uma boate da cidade. Neste caso, a investigação teve acesso a comandas de pagamentos dos suspeitos, fato que foi confirmado com o depoimento de uma testemunha, de acordo com a investigação.

No vídeo de 45 segundos, os bolivianos aparecem bem tranquilos, tomando banho no rio, conversando, sorrindo e acenando em alguns momentos. O vídeo constará no teor do inquérito e também é analisado pela perícia, com a intenção de ajudar na identificação dos suspeitos. Até o momento, a polícia aponta ao menos 18 envolvidos, sendo 10 deles identificados e 3 presos.

Mentor do crime é foragido da Justiça

Preso condenado a 80 anos fugiu da cadeia e pode estar envolvido em roubo de aviões — Foto: Agepen-MS/Divulgação

A investigação do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), até o momento, apontou que Laudelino Ferreira Vieira, o “Lino”, de 42 anos, é um dos mentores do crime. No dia 31 de maio deste ano, ele simplesmente desapareceu do presídio de segurança máxima, em Campo Grande, onde cumpria pena de 80 anos de reclusão.

“Lino” tem histórico de participação no mesmo tipo de crime, o roubo de três aviões em Corumbá, em janeiro de 2004, quando um piloto foi assassinado, e agora no aeroclube de Aquidauana, a 140 quilômetros de Campo Grande.

Conforme os depoimentos de dois envolvidos que foram presos pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar (BpChoque), Roger Breno Wirmond dos Santos, 22 anos, e Cristhofer Cristaldo Rocha, de 21 anos, o foragido dava as ordens por chamada de vídeo, de um local desconhecido.

Diante das informações, o juiz Alexsandro Motta, de Aquidauana, converteu a prisão de Roger e Cristhofer em preventiva e também concedeu ordem para captura de para Laudelino Vieira e mais três homens. São eles Lázaro da Silva Ramirez, em nome de quem estava a casa identificada pela polícia como base do bando, Ivanildo da Silva Dias, e Kevin Moreno, esse último de nacionalidade boliviana.

Ameaças

Aeronaves levadas por bandidos em MS durante a madrugada (6) — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Rendido durante o roubo dos aviões na madrugada de segunda-feira (6), o vigia do aeroclube de Aquidauana contou sobre o modo de agir dos bandidos. “Eles jogaram combustível em mim. Me ameaçavam o tempo todo. Fiquei nervoso, com medo”, resumiu o vigia do local há 23 anos.

O vigia falou ainda que ao ser rendido, acreditou que os bandidos queriam dinheiro dele. “Eu disse: rapaz, eu não tenho dinheiro. Tenho 100 reais na carteira. Aí ele falou: pode ficar sossegado. Nós só quer avião”. Depois disso, fizeram mais ameaças, jogaram combustível e fugiram. “Pegaram três aviões e saíram. Saíram no escuro. Um atrás do outro”, conta.

Antes de decolarem com as aeronaves, os suspeitos fizeram o abastecimento e, segundo o vigia, toda a ação durou cerca de uma hora.

Fonte: G1MS

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias