quinta-feira, 25 abr 2024

Brasileira é a primeira mulher a apitar um jogo masculino de basquete

Brasileira é a primeira mulher a apitar um jogo masculino de basquete

29 julho – 2021 | 9:09

Andreia Santos foi árbitra do jogo entre EUA e Irã, válido pela segunda rodada.

A frase “o Brasil não estará representado no basquete” não é 100% correta. Embora as seleções brasileiras masculina e feminina não tenham conseguido a classificação para as Olimpíadas de Tóquio, o país tem, entre outros profissionais, a árbitra Andreia Silva inscrita. Nesta quarta-feira ela fez história ao se tornar a primeira mulher a apitar um jogo masculino nas Olimpíadas. E, logo na estreia, uma partida dos Estados Unidos, grande potência da modalidade, contra o Irã.

É importante porque a mentalidade está mudando, independente do gênero, se o profissional tem capacidade, por que não dar uma oportunidade? É importante a gente dar uma oportunidade para abrir espaço para as outras – disse.

Andreia é uma das seis árbitras mulheres que apitarão partidas masculinas em Tóquio. Além dela, estão Maripier Malo (Canadá), Maj Forsberg (Dinamarca), Amy Bonner (EUA) e Viola Gyorgy (Noruega). Apesar do jogo tranquilo, os Estados Unidos ganharam por mais de sessenta pontos de diferença, Andreia disse que são partidas como essas em que algum tipo de confusão é estabelecida:

– A gente não sabe o que pensa na cabeça num time que perde 40 pontos, administrar uma frustração de vários jogadores, imagina? Tem que correr, se movimentar. Não pode relaxar, aí está o problema. Mas foi um jogo mais tranquilo. Eu não estava nervosa, estava ansiosa. Nunca imaginei estar numa Olimpíada, muito menos apitando um jogo no masculino. Mas nevosa não, é um ambiente que estou acostumada.

– Sempre foi normal mulheres apitarem jogo de mulheres e homens apitarem jogos de homens e mulheres. Agora isso está mudando, já somos algumas aqui nessa Olimpíada. No Mundial júnior disputado na Letônia também foram algumas – disse.

Com informações de globo esporte

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias