quarta-feira, 21 fev 2024

CAM celebra Outubro Rosa com palestras e programação especial
Dourados

CAM celebra Outubro Rosa com palestras e programação especial

Redação
10 outubro – 2023 | 18:18
Primeira dama Kely França Guedes (dir) acompanhou atividades desta terça no CAM (Foto: Marcos Macedo/Prefeitura de Dourados)

Evento teve presença de autoridades e mulheres que são atendidas pela Unidade de Saúde

Palestras, testemunhos e confraternização marcaram, nesta terça-feira (10), o lançamento simbólico dos eventos alusivos ao Outubro Rosa. O encontro, na Policlínica de Atendimento à Mulher, reuniu, além de profissionais da saúde e mulheres que foram ou são atendidas na Unidades de Saúde, autoridades municipais, como o prefeito Alan Guedes e a  primeira-dama Kely França Guedes, que é madrinha do Projeto Bem Nascer de Dourados. Representando a Câmara Municipal, estavam o presidente Laudir Munaretto e o vereador Sérgio Nogueira.

O CAM, como é conhecida a Policlínica, funciona entre 6h e 21h, com atendimento diário de 150 a 180 mulheres. “Nós temos atendimento obstétrico, mastologista, ginecologista, patologia cervical, gestante alto risco e planejamento familiar, entre outros, além de pequenas cirurgias e ultrassons diversos”, explica a coordenadora da unidade, Valquíria Espindola.

Prefeito Alan Guedes, acompanhado da família, participou do evento (Foto: Marcos Macedo/Prefeitura de Dourados)

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

“É importante que a gente use esse mês e a campanha para conscientizar e sensibilizar em relação aos cuidados da saúde da mulher como um todo. Vamos ampliar as ações do Outubro Rosa para que as mulheres possam previnir e superar as doenças por conta de um diagnóstico apropriado, oportuno e o tratamento adequado, disse o secretário de Saúde, Waldno Lucena, que anunciou o funcionamento do CAM, até o fim do mês, também aos sábados.

O prefeito Alan Guedes disse que a equipe da secretaria de Saúde trabalha poder aumentar a cobertura e atendimento. “Nós temos uma missão, que é ampliar nossa cobertura e o atendimento à atenção primária. Vamos ampliar atendimento nas unidades de saúde para permitir às mulheres que não podem comparecer aos atendimentos em horário de trabalho tenham alternativa para não deixar de buscar prevenção ou o tratamento adequado, quando necessário. Essas ações mostra que informação e prevenção nunca é demais e que possamos falar sempre sobre isso”, afirmou.

Na abertura das ações do Outubro Rosa, as médicas da Oncoclinica, Dra Maria Tereza de Lucia e Dra Gizele Iguma falaram sobre a necessidade de prevenção e cuidados com a saúde da mulher.

Outras palestras estão previstas nas unidades do CRAS, conforme o calendário abaixo:

16/10 – CRAS Macaúba / Vila Formosa

17/10 – CRAS Indápolis

18/10 – CRAS Panambi

18/10 – CRAS Canaã

19/10 – CRAS Cachoeirinha

19/10 – CRAS Vila Vargas

25/10 – CRAS Indígena

26/10 – CRAS Parque do Lago

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias