quinta-feira, 28 mar 2024

Câmara de Dourados retoma sessões presenciais no dia 1° de fevereiro

Câmara de Dourados retoma sessões presenciais no dia 1° de fevereiro

26 janeiro – 2021 | 10:10

A Câmara Municipal de Dourados retoma as sessões presenciais com os vereadores e público a partir do dia 1º de fevereiro, após mais de dez meses com as atividades acontecendo remotamente por conta da pandemia da Covid-19. Internamente, os trabalhos na Casa de Leis já foram retomados seguindo todos os protocolos de biossegurança, como uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e uso do álcool em gel 70%.

Essas e outras medidas estarão em vigor a partir da próxima segunda-feira, conforme determina a Portaria Nº 01/2021, publicado no Diário Oficial do Município em 15 de janeiro, e assinada pelo presidente do Legislativo, Laudir Munaretto (MDB).

A sessão de abertura do ano legislativo, marcada para o próximo dia 1º de fevereiro, às 18h, será realizada com o acesso limitado a 80 pessoas ao prédio do Legislativo. Cada vereador terá direito a convidar duas pessoas, além de um assessor. A entrada da imprensa também será controlada e autorizada mediante o credenciamento prévio.

“Basicamente, a primeira sessão, assim como as demais, seguirão os protocolos de biossegurança da cerimônia de posse. Haverá barreira sanitária na entrada, com aplicação de álcool em gel e aferição de temperatura por parte da equipe de segurança e cerimonial. Também será respeitada a capacidade máxima de lotação de 30%, o que deve chegar a aproximadamente 80 pessoas”, explica a chefe do cerimonial da Câmara, Tatiani Lazzarini Marçal.

Além dessas normas, a portaria publicada pelo Legislativo também prevê o controle do fluxo de entrada do público, durante o horário de funcionamento da Casa (das 7h às 13h de segunda a sexta-feira). Por momento, o acesso está limitado a duas pessoas por gabinete e setor administrativo. O documento cita também o distanciamento social de dois metros entre cada indivíduo que deve ser respeitado em caso de filas.

A partir de 1º de fevereiro, haverá controle de entrada e saída de pessoas nas duas entradas da Câmara Municipal, isto é, pelo acesso principal pela avenida Marcelino Pires e pelo estacionamento, na rua Gaspar Alencastro. Durante as sessões, os vereadores receberão álcool em gel e uma espuma para ser colocada no microfone, além disso, a tribuna será higienizada após cada fala.

“Deve ser respeitado o distanciamento de 1,5 (um e meio) metro entre cada assento do plenário, para acomodação do público, durante as sessões presenciais. Deve ser respeitado o distanciamento de 1,5 (um e meio) metros entre cada assento para acomodação dos servidores, durante o expediente. Após cada sessão, deverá ser higienizado o plenário, com limpeza dos assentos, corrimão e demais superfícies, com álcool a 70% e do piso com desinfetante apropriado”, traz a portaria.

Além de todas medidas de biossegurança, a Câmara de Dourados também está executando outras adaptações internas no prédio. A melhoria da acessibilidade tem sido uma prioridade na Casa. Uma nova rampa de acesso ao plenário e novos corrimões estão sendo instalados para atender às pessoas portadoras de deficiências.Vale lembrar que o legislativo douradense conta nesta nova legislatura com um vereador cadeirante. Creuzimar Barbosa (DEM) foi eleito com 1.042 votos e vai exercer o seu primeiro mandato de vereador.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias