quinta-feira, 18 jul 2024

Câmara de Vereadores realiza Sessão Solene em homenagem ao “Dia do Gaúcho”
Câmara Municipal de Maracaju

Câmara de Vereadores realiza Sessão Solene em homenagem ao “Dia do Gaúcho”

Por: Assessoria
19 setembro – 2023 | 10:10

O mês de setembro nós comemoramos o mês do gaúcho- semana farroupilha e em homenagem a esta data foi realizada uma Sessão Solene para homenagear toda comunidade gaúcha do município de Maracaju. Durante a noite foram homenageadas pessoas que prestaram serviços relevantes ao C.T.G.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Robert Ziemann disse sobre a importância dos gaúchos que chegaram em Maracaju e desempenharam um papel importante no crescimento e desenvolvimento da cidade. “Queremos parabenizar todos os gaúchos pelo seu dia e dizer da alegria de estarmos aqui nesta noite. São pessoas que com muito trabalho contribuíram para que nossa cidade tenha se tornado próspera.” Disse Robert.

Um pouco sobre a Semana Farroupilha
A semana farroupilha é um evento festivo da cultura gaúcha, que se comemora de 13 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da revolução farroupilha. o evento é dedicado ao marco da revolução farroupilha, liderada pelo gaúcho Bento Gonçalves no século XIX.

A revolução farroupilha foi a mais longa revolução do brasil, ocorreu entre os anos de 1835 a 1845 e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. durante a semana farroupilha os gaúchos montam acampamentos e comemoram, tomando chimarrão e celebrando com desfiles e shows. usam vestimentas a caráter: as prendas usam vestidos rodados e os homens bombacha, lenço, guaiaca e chapéu. ocorre em todas as cidades gaúchas e em vários estados onde tem c.tg.

A guerra dos farrapos encerrou-se após a negociação de paz dos estancieiros gaúchos com o governo. os termos da rendição ficaram conhecidos como tratado do poncho verde.

A História do C.T.G Nova Querência
Em meados de 1978 um grupo de amantes do tradicionalismo gaúcho começaram seus primeiros movimentos para a fundação de um centro de tradições gaúchas (c.t.g).

A união, a força e o desejo de uma base forte sustentada pelos pilares do tradicionalismo deram origem ao c.tg nova querência.  Desde a fundação do c.t.g (no ano de 1978) acontecem todos os anos: o almoço do dia das mães, dia dos pais, jantar italiano, baile do chopp e a semana farroupilha. As invernadas de danças tradicionais começaram na fundação do c.tg e se apresentavam em eventos do município e hoje participam dos principais eventos de dança e das principais competições como exemplo: rodeio artistico, fegams e fenart.

Foram homenageados: Caetano Munaretto Neto, Lidiane Beatriz Chiesa Munaretto, Lucio Jorge Bueno, Minéia Cervi, César Limberguer, Nelsa Vincensi, Telmo Roos, Jaime Basso, Ernani José Kusiak, Elvio Drews, Edi de Jesus Santos Tavares, Valmor Cervi, Edemilson Vincensi, Clóvis Vincensi, Sérgio Agostinho Tonietto (In Memorian), Edson Rogério Sartori, João Neri de Oliveira, Jairo da Silva Antoria e Odir Cervi.

Participaram também as solenidade: o prefeito Marcos Calderan, o Presidente do M.T.G, Agadir Mossman, o patrão do C.t.g, Dejair Santos, a patroa do C.T.G,Juliana Viapiana Baldin, a patroa do M.TG,  Serlei Mossman, o secretário de cultura, Rafael Fernandes, os vereadores Joao Rocha, Luciano França, Gustavo Veterinário, Ludimar Portela, Antonio João Marcal de Souza e Vilmar Luis.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias