sexta-feira, 29 mar 2024

Campo Grande sedia 1º Congresso Estadual do Desporto Escolar

Campo Grande sedia 1º Congresso Estadual do Desporto Escolar

24 setembro – 2022 | 11:11

Durante dois dias, Campo Grande sedia o I Congresso Estadual de Desporto Escolar. Com a participação de mais de 700 profissionais de educação física, o evento é realizado até domingo (25).

O governador Reinaldo Azambuja participou da abertura, no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), e recebeu uma placa de agradecimento pelos investimentos na área esportiva.

Um dos destaques é o Programa “MS+Esporte”, lançado em outubro de 2021, com mais de R$ 120 milhões, que garantiram, entre outras ações, a construção de 117 arenas esportivas nos 79 municípios.

“Já entregamos a 49ª arena esportiva, que todos os municípios vão receber, pista de atletismo, mais de 20 ginásios de esportes sendo revitalizados, reconstruídos e três construídos”, disse o governador Reinaldo Azambuja.

Ele lembrou ainda da importância da transversalidade das ações de governo, como as que envolvem Secretaria de Estado de Educação e Fundesporte, a importância do Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico, e afirmou que as políticas públicas foram construídas com bases sólidas para que tenham continuidade mesmo com a mudança de governo.

Congresso

O objetivo central do I Congresso Estadual de Desporto Escolar é debater as ações desenvolvidas nas escolas de Mato Grosso do Sul. Além disso, proporcionará reforço metodológico aos profissionais que atuam nas instituições de ensino de Mato Grosso do Sul, em especial os que integram o Programa MS Desporto Escolar (Prodesc).

O programa é executado pela Fundesporte junto à Secretaria de Estado de Educação (SED), que leva o treinamento esportivo a 310 escolas, em 73 municípios do estado, envolvendo mais de 30 mil crianças e jovens.

Para compor a programação, foram convidados dois profissionais de referência no esporte escolar do país. Nos dois dias de evento, o professor doutor Antônio Carlos Gomes ministra o curso “Desporto escolar: aspectos biológicos e metodológicos”.

Atualmente, Antônio é coordenador pedagógico da Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico do Brasil (ABT-COB), presidente do Instituto Sport Training, diretor do Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício e Treinamento (CEFIT), e consultor de diversas instituições esportivas no Brasil e exterior.

Supervisor da área de Esporte e Juventude do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Daniel Santiago apresenta a palestra “Um novo modelo de participação – seleções escolares”, enfatizando o novo formato adotado pelo Comitê nos Jogos da Juventude a partir deste ano. Anualmente, a maior competição para jovens do país reúne centenas de atletas sul-mato-grossenses.

No intervalo do encontro, os profissionais integrantes do Prodesc apresentarão artigos científicos, que evidenciam o trabalho desenvolvido nas escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), suas metodologias e resultados atingidos na iniciação esportiva, com a aplicação do treinamento em 24 modalidades (convencionais e paralímpicas).

“Será um fim de semana de muito conhecimento direcionado aos nossos professores de Educação Física, principalmente no que diz respeito à qualificação de metodologias técnico-científicas que podem ser aplicadas no treinamento esportivo escolar”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho. “Queremos oferecer um treinamento mais avançado, que dê condições aos nossos atletas de buscarem o alto rendimento”, completa.

A secretária de Estado de Educação, Maria Cecília da Motta, também falou da política transversal do governo. “Quando se coloca uma arena, mostra a união do Governo Reinaldo Azambuja, um governo interdisciplinar. A maioria dos municípios pequenos já tem uma arena entregue pelo governo”.

Também participou da agenda o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha.

PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO

24 de Setembro – Sábado

7:00 às 7:30 – Chegada dos participantes e credenciamento
7:30 às 8:00 – Abertura Oficial
8:00 às 8:30 – Palestra: “Um Novo Modelo de Participação – Seleções Escolares” – Ministrante: Sr. Daniel Santiago (Supervisor da área Esporte e Juventude do COB – Comitê Olímpico do Brasil)
8:30 às 12:00 – Curso: “Desporto Escolar: Aspectos Biológicos e Metodológicos” – Ministrante: Prof. Dr. Antônio Carlos Gomes (Coordenador do Cefit)
14:00 às 15:30 – Continuidade do curso com Prof. Dr. Antônio Carlos Gomes
15:30 às 16:00 – Intervalo e apresentação dos banners
16:00 às 18:00 – Continuidade do curso com Prof. Dr. Antônio Carlos Gomes

25 de setembro – Domingo

8:00 às 9:30 – Continuidade do curso com Prof. Dr. Antônio Carlos Gomes
9:30 às 10:00 – Intervalo e apresentação dos banners
10:00 às 11:30 – Continuidade do curso com Prof. Dr. Antônio Carlos Gomes
11:30 às 12:00 – Considerações finais e encerramento

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias