quinta-feira, 25 abr 2024

Chuvas de verão e calor de 40°C são destaques do tempo para o final de semana

Chuvas de verão e calor de 40°C são destaques do tempo para o final de semana

09 dezembro – 2022 | 7:07

O verão só começa oficialmente no dia 21 de dezembro, mas as chuvas de final de tarde, características da estação, já estão dando as caras. As chamadas chuvas de verão são ocasionadas por uma combinação de calor e umidade.

Previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica que o final de semana será de tempo instável com chuvas de intensidade fraca a moderada. Mas pontualmente podem ocorrer pancadas de chuva forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento que podem atingir valores acima de 50 km/h, e eventual queda de granizo.

Essas tempestades devem ocorrer de maneira isolada e, principalmente, no período da tarde quando o aquecimento é mais pronunciado. “As instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao aquecimento diurno aliado ao transporte de umidade vindo da Amazônia e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai”, explica o boletim assinado pelos meteorologistas do Cemtec.

A tendência é que as temperaturas fiquem bastante elevadas, aumentando a sensação de abafamento. Nas regiões sudoeste e pantaneira as temperaturas máximas podem chegar aos 39°C e os níveis de umidade relativa do ar tendem a ficar bastante baixos com valores em torno de 25-35%. O ideal para a saúde humana segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%.

Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados para esta sexta-feira (09).

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias