quarta-feira, 24 abr 2024

Chuvas intensas prejudicam a produção agrícola do Mato Grosso do Sul

Chuvas intensas prejudicam a produção agrícola do Mato Grosso do Sul

02 março – 2023 | 16:16

Intensas chuvas estão afetando a colheita de soja e o plantio do milho safrinha no estado do Mato Grosso do Sul, no centro-oeste do Brasil. Segundo informações da Defesa Civil estadual, as chuvas já deixaram várias cidades em situação de emergência e desabrigaram dezenas de famílias.

As chuvas começaram em janeiro e não deram trégua desde então, atingindo principalmente as regiões sul e sudeste do estado, que são as principais produtoras de soja e milho safrinha. De acordo com a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), a colheita da soja foi prejudicada em cerca de 40% das áreas plantadas, o que pode representar uma perda de até 2 milhões de toneladas da safra.

Já o plantio do milho safrinha, que geralmente começa em fevereiro, está atrasado em várias regiões do estado devido à umidade excessiva do solo. Segundo o presidente da Aprosoja-MS, Christiano Bortolotto, o atraso no plantio pode impactar a produtividade da safra, além de aumentar os custos com insumos e a possibilidade de perdas por pragas e doenças.

Além dos prejuízos diretos na produção agrícola, as chuvas também têm causado danos na infraestrutura das áreas rurais, como a destruição de estradas e pontes, o que dificulta o escoamento da produção e o acesso dos produtores aos insumos e equipamentos necessários para o plantio.

Diante desse cenário, os produtores rurais do estado estão preocupados com os impactos na economia local e pedem apoio das autoridades para minimizar os prejuízos. Ainda não há uma estimativa oficial dos danos causados pelas chuvas, mas espera-se que os impactos sejam significativos na produção de grãos do estado.

É importante ressaltar que eventos climáticos extremos, como as intensas chuvas que estão ocorrendo no Mato Grosso do Sul, são cada vez mais frequentes e representam um desafio para a agricultura brasileira e para a segurança alimentar do país.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias