#TBT: Cidade no Canadá acorda com iceberg de 46 metros de altura à porta

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
20/11/2018
Redação

Em abril de 2017 um iceberg de cerca de 46 metros de altura taparam a linha de horizonte de Ferryland, uma pequena cidade do Canadá. Um iceberg que “deu à costa” é a razão.

Cerca de 46 metros de altura no ponto mais alto apareceu na costa de Ferryland, uma pequena cidade no Canadá, no fim de semana da Páscoa. Este fenómeno é comum na zona mas nunca tinha acontecido com um iceberg destas dimensões.

“É o maior que já vi por aqui. É um enorme iceberg e está tão perto que as pessoas podem fotografá-lo.”, contou o Presidente da Câmara, Adrian Kavanagh, ao Canadian Press, citado pelo The Telegraph. O Serviço de Gelo do Canadá classificou o iceberg como “grande”. Este iceberg ultrapassa o tamanho daquele que afundou o Titanic, que na altura se estimava ter 30 metros de altura.

Devido às grandes dimensões, Kavanagh acredita que o iceberg poderá estar encalhado e por isso deverá permanecer na zona durante algum tempo. “Não vai sair de lá, a não ser que o vento continue por mais algum tempo, porque está bem assente no chão”, relata Don Costello, um residente.

Este acontecimento chamou a atenção de turistas e habitantes de cidades vizinhas, que se dirigiram à zona e fotografaram o iceberg. O habitantes relatam que, nas redondezas, se ouve o barulho dos pedaços de gelo a cair no mar e se vêem as ondas por eles provocadas.

A cidade de Ferryland, na província de Newfoundland and Labrador, a este do Canadá é apelidada de “Iceberg Alley” (“Alameda dos Icebergs”, em português) por ser muito frequente que os pedaços de gelo que se desprendem do Ártico cheguem àquela zona. De acordo com o Huffington Post, a guarda costeira do Canadá contabilizou 481 icebergs nesta zona, a 6 de abril.

Observador

Quer contar alguma coisa? Então conta pro Notícias MS !

Se você tem alguma informação importante e quer compartilhar, conta pra nós!

Conta aí meu Povo:
WhatsApp (67) 98448-9787

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/notims
https://www.instagram.com/noticiasms/

O sigilo é garantido pela lei, envie denúncias, reclamações e sugestões.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp