sexta-feira, 26 abr 2024

Com apoio da Prefeitura, 21º Semana Nacional dos Museus ocorrerá de 16 a 19 de maio

Com apoio da Prefeitura, 21º Semana Nacional dos Museus ocorrerá de 16 a 19 de maio

11 maio – 2023 | 20:20

Neste ano, tema será Museus – Sustentabilidade e Bem-Estar.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Cultura vem a público informar que neste ano a Semana Nacional dos Museus chega a sua 21ª edição e terá como tema central “Museus – Sustentabilidade e Bem-Estar”.

Para isso, estão programadas diversas ações, contando com o apoio de outras pastas do município como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, além da Secretaria Municipal de Educação.

“O objetivo é gerar um positivo envolvimento entre os alunos e a história local de nossa cidade. Para isso, serão realizadas visitas programadas, palestras, danças, entre outras iniciativas que contamos com o apoio de nossos secretários parceiros. Maracaju continua focada em valorizar a sua história e a sua gente por meio da cultura.” Afirmou Rafael Fernandes Jara, Secretário Municipal de Cultura.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA – 16 A 19 DE MAIO:

·      Exposição do material de acampamento e monitoramento juntamente com o banco de sementes de plantas nativas;

·      Exposição de animais taxidermizados.

·      16/05 – 9h – Abertura Oficial da 21.ª semana nacional de museus em Maracaju/MS, apresentando:

– Instituto Guarda Mirim Ambiental da cidade de Jardim/MS abrindo o evento juntamente com a Banda Dona Fé Fernandes apresentando ordem unida, marcha e grito de guerra;

– Apresentação de dança dos guardas mirins da cidade de Jardim/MS juntamente com apresentação musical tambor de luz com o tema “Fauna e Flora cuidar é preciso”.

 ·      16/05 – 14h – Palestra com o Engenheiro Agrônomo da AGRAER Jerônimo Hilleshiem com o tema “Sustentabilidade no campo”.

·      16/05 – 15h – Apresentação dos resultados e exposição do Projeto Recicla Verdinho pela SEDEMA & Escola Municipal Maurícia Paré Gomes de Maracaju-MS apresentando um teatro.

·      17/05 – 8h e 14h – Oficina 01: Construindo jogos matemáticos a partir de materiais recicláveis & bandeja de experimentação sustentável, parceria com acadêmicos do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS / Maracaju-MS / professores colaboradores:

– Hellen Theís dos Santos.

– Wilker Dolidade da Silva.

– Kelly Letícia da Silva Sakata.

– Eliane Terezinha Túlio Ferronato.

– Mary Anne de Souza.

·      18/05 – 9h – palestra com o engenheiro ambiental Silas Gaia da Neomille com o tema “sustentabilidade no processo industrial – Neomille”.

·      18/05 – 13h30min – exibição de filme na câmara municipal de Maracaju – cinecosmos: wall-e (animação) / retrata-se da história segue um robô chamado wall-e, criado no ano de 2100 para limpar a terra coberta por lixo. Ele se apaixona por outro robô, chamado eva, que tem a missão de encontrar pelo menos uma planta na superfície do planeta terra.

·      19/05 – 8h e 14h – Oficina 02: apresentação do viveiro de mudas de plantas nativas pelo instituto guarda Mirim ambiental e plantio de mudas em tubetis, desde o manejo do solo, cuidado, etc. em parceria com os acadêmicos do curso de agronomia da universidade estadual do mato grosso do sul (UEMS) / Maracaju-MS / professores colaboradores:

– Marcos A. Camacho da Silva.

– Thiago Wociechowski.

·      19/05 – 9h – palestra com a diretora de saneamento da gerência de resíduos sólidos Gabriela Oliveira, sobre gestão de resíduos sólidos de Maracaju e Débora Bordin dos Recicleiros irá finalizar com a palestra sobre o instituto Recicleiros cidade de Maracaju.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias