quinta-feira, 18 abr 2024

Com apoio da Prefeitura, Audiência Pública para debater a Relicitação da Malha Oeste foi realizada em Maracaju.

Com apoio da Prefeitura, Audiência Pública para debater a Relicitação da Malha Oeste foi realizada em Maracaju.

02 junho – 2023 | 22:22

Empresários, produtores rurais, estudantes e a comunidade em geral lotaram o plenário do Legislativo Municipal na noite de ontem, quinta-feira (01).

Na noite da última quinta-feira 01-06 ocorreu na Câmara de Vereadores a Audiência Pública para debater a Relicitação da Malha Oeste. O evento foi uma proposição do Deputado Estadual Pedro Pedrossian Neto e contou com o apoio da Prefeitura de Maracaju para a sua realização.

Durante o evento, foi apresentada a preocupação do parlamentar da Assembleia Legislativa quanto a possível “exclusão” por parte da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ramal de Ponta Porã que contempla os municípios de Maracaju, Sidrolândia, Dourados (Distrito de Itahum) e Ponta Porã.

“Há uma alegação que essa área não tem produção suficiente para a adesão ao modal ferroviário, acreditamos que este estudo tenha sido feito por alguém que não conhece a região, afinal trata-se do maior celeiro de grãos e proteína do estado, são grandes produtores e o transporte por trilhos geraria um positivo impacto em toda a região, além disso, estamos debatendo uma relicitação que durará 60 anos, ou seja, algo que não poderá ser modificado por este período.” Relatou Pedrossian Neto.

O município de Maracaju é o segundo a realizar a Audiência Pública, objetivando envolver a sociedade quanto a importância do tema, sendo que o mesmo debate já ocorreu em Sidrolândia na última quarta-feira (31-05) e ainda será realizado em Ponta Porã nesta sexta-feira (02-06).

O Prefeito Marcos Calderan comemorou a ampla adesão da sociedade, destacando que a mensagem foi compreendida e produtores rurais, empresários e a população em geral estão preocupadas com a temática.
“Maracaju e a região não podem ficar de fora, já temos os trilhos, estudo do impacto ambiental prontos, por isso, não estamos discutindo a criação de uma nova malha, mas sim a reativação do que já existe, caso ficarmos de fora, serão mais 60 anos de abandono e sucateamento do sistema ferroviário em nossa localidade. Contamos com a comunidade para continuarmos mobilizado quanto a este tema.” Afirmou Marcos Calderan.
UNIÃO DE PREFEITOS

Na ocasião os Prefeitos Marcos Calderan (Maracaju), Vanda Camilo (Sidrolândia) e Eduardo Campos (Ponta Porã), assinaram de forma conjunta um documento intitulado “Carta de Defesa” que reivindicam a inclusão do chamado “Ramal Ponta Porã” que contemplará todas as cidades da região na concessão que será alvo de relicitação.
O documento também cita que o tema foi amplamente debatido pela sociedade civil, citando que o trecho é bastante relevante para a infraestrutura e logística de produtos no estado, representado um grande impacto ao nível regional, sendo que a sua exclusão causa prejuízos para à população do Mato Grosso do Sul.
O documento também será assinado pelo Prefeito de Dourados, Alan Guedes.

AUTORIDADES PRESENTES:

Participaram da Audiência Pública sobre a Relicitação da Malha Oeste em Maracaju o Prefeito Marcos Calderan, Vice-Prefeito Mauro Christianini, Deputado Estadual Pedro Pedrossian Neto, Prefeita de Sidrolândia Vanda Camilo, Prefeito de Ponta Porã Eduardo Campos, Secretário Municipal de Obras Joaquim Herrera, Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha, Secretária Municipal de Educação Carolina Souza, Secretária Municipal de Governo Cleo Wosniak, Chefe de Gabinete Dayani Barbosa, Secretária Municipal de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Secretário Municipal de Esportes Erlei Pires Dias, Procurador Jurídico Dr. Robson Coradini, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Presidente da Câmara Robert Ziemann, Vereadores Rener Barbosa e Oseias Enfermeiro, Presidente do Sindicato Rural de Maracaju Fábio Caminha, Presidente da ASSEMA Fernandes Figueiredo Cristaldo, Presidente da Associação Empresarial de Rio Brilhante Rodrigo Jeferson, Diretor Executivo da Fundação MS Alex Meloto, Assessor do Deputado Federal Marcos Pollo, Sr. Antônio Ollé, Diretor da UEMS – Unidade Maracaju Professor Alex Sandro Richter von Mühlen, além de produtores rurais, empresários, estudantes universitários e a comunidade em geral.

 

 

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias