quinta-feira, 29 fev 2024

Com apoio da Prefeitura, Conselho Municipal de Saúde realiza 1ª Jornada Municipal de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Maracaju
Maracaju

Com apoio da Prefeitura, Conselho Municipal de Saúde realiza 1ª Jornada Municipal de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Maracaju

Por: Assessoria
10 novembro – 2023 | 7:07
Evento ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com o tema Articulação Intersetorial para Promoção da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Município de Maracaju.

Na última quarta-feira, 09-11, a Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – CISTT Municipal e o Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura de Maracaju e da Secretaria Municipal de Saúde realizou na Câmara de Vereadores a 1ª Jornada Municipal de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Maracaju.

O evento trouxe o tema central “Articulação Intersetorial para Promoção da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no município de Maracaju.”

As principais políticas públicas de saúde no Brasil estão associadas à criação do Sistema Único de Saúde, através da Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990. Ela detalha todos os compromissos e responsabilidades do Estado e específica quais as atribuições de competência do Município, do Estado e da União.

As principais estratégias de implantação do Programa Nacional da Saúde do Trabalhador é ancorada no fortalecimento e ampliação da articulação Intersetorial, estímulo à participação da comunidade dos trabalhadores e do controle social, desenvolvimento e capacitação de recursos humanos e apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.

SOBRE O EVENTO

A 1ª Jornada Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Maracaju pretende discutir a importância da prevenção da saúde dos trabalhadores e busca por direitos e políticas públicas em saúde, seguridade social e meio ambiente.

E traz o tema: Articulação Intersetorial para Promoção da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Município de Maracaju.

SOBRE AS PALESTRAS

 Os temas abordados na 1ª Jornada foram:

●     A Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é um Direito Humano Fundamental, com Rogério de Jesus Santos – Técnico de Segurança do Trabalho do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho-DIESAT.

●     Aspectos cotidiano da insalubridade, da periculosidade e da saúde do trabalhador, com Dr. André Luis Nacer de Souza- Juiz do Trabalho da 24ª Região.

●     Vigilância em Saúde do Trabalhador: Desafios e perspectivas em MS, com Maria Madalena Xavier de Almeida – Coordenadora Estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador – SES/MS.

●     Implantação da política municipal de segurança e saúde do servidor público, com Fabiane de Oliveira Silva – da Secretaria Municipal de Administração.

●     Programa de Vigilância em Saúde do Trabalhador, com Fabiana de Mello Espíndola – da Secretaria Municipal de Saúde.

●     A Constituição Federal de 1988, o Controle Social e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com Dionizio Gomes Avalhaes – Coordenador da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador(a)/CES/MS.

● A importância do cuidado com a saúde mental no trabalho, com Jéssica Lima de Oliveira – Psicóloga.

AUTORIDADES PRESENTES

Participaram do evento o Presidente da Câmara de Vereadores, Robert Ziemann, Vereador Oseias Enfermeiro, Secretário Municipal de Saúde, Thiago Olegário Caminha, Secretária de Administração, Paula Brites, Coordenadora da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – CISTT Municipal, Luciana Ferreira Vernéques, Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Alexandre Corrêa Bueno, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Antonia Conceição de Souza Kuendig, Presidente do SIMTREMA, Ludemar Sollis Azambuja, Técnico de Segurança do Trabalho e Palestrante do evento, Rogério de Jesus Santos, Coordenador da CIST Estadual/CES/MS, Dionizio Gomes Avalhaes, Tenente Coronel e Comandante da 2ª CIPM de Maracaju, Cleder Pereira da Silva, Presidente da OAB Maracaju, Marcos Pereira Araújo, Defensora Pública, Pollyana Siqueira de Oliveira, Coordenadora Estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador – SES/MS, Maria Madalena Xavier de Almeida, Presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Marco Antônio Marcondes, Presidente do SISPMMA, Mara Rúbia Rodrigues, Juiz do Trabalho da 24ª Região, Dr André Luis Nacer de Souza,  e Representante do Sindicato dos Bancários, Carlos Longo, além de servidores públicos municipais, funcionários de empresas privadas, empresários e a comunidade em geral.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias