quinta-feira, 28 mar 2024

Com apoio da Prefeitura, Ecossistema de Inovação de Maracaju é lançado durante Showtec 2023

Com apoio da Prefeitura, Ecossistema de Inovação de Maracaju é lançado durante Showtec 2023

25 maio – 2023 | 18:18

Iniciativa compôs ampla programação voltada para inovação focada no agronegócio.

Para impulsionar o desenvolvimento da inovação e empreendedorismo na região Sul de Mato Grosso do Sul, nessa quarta-feira (24), foi lançado o Ecossistema de Inovação de Maracaju. O evento foi promovido no estande do Sebrae/MS presente na Showtec 2023 – feira agropecuária realizada pela Fundação MS e promovida pelo Sistema Famasul, Sistema OCB/MS e Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS).

Juntamente aos representantes do Sebrae, Prefeitura Municipal de Maracaju e Governo de Mato Grosso do Sul, estiveram presentes diferentes agentes, entre empresas e entidades, que integram o ecossistema e irão atuar de forma conjunta em prol do estímulo à inovação.

Durante a solenidade de lançamento, foi apresentado um plano de ação feito pelo Ecossistema de Inovação, que prevê iniciativas para identificar e divulgar ambientes que possam ser utilizados pela rede do ecossistema para a promoção da inovação, como prestação de serviços na área de tecnologia, laboratórios no município e espaços de coworking.

Representando o Governo do Estado, o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, ressaltou a importância da consolidação do movimento.

“Maracaju tem histórico no fomento à inovação, não só da iniciativa pública, mas, principalmente, da privada, de empreendedores que buscaram conhecimentos e propuseram um diálogo aqui. É uma união de instituições apoiando o Ecossistema de Inovação e olhando o desenvolvimento sob uma nova perspectiva, onde o tripé básico dos avanços que iremos ter está na ciência, na aplicação do conhecimento científico e no processo inovador. O governo do Estado vê com bons olhos essa iniciativa e estamos a postos para ajudar na consolidação desse modelo que pode servir de exemplo para todo o Mato Grosso do Sul”, destacou Senna.

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a instituição auxiliou no processo de identificação dos atores e engajamento para a criação do grupo e, a partir da consolidação do Ecossistema, a atuação conjunta das instituições é importante para que as ações sejam efetivas.

“Em Maracaju temos um ambiente extremamente favorável para a inovação e isso corroborou para a arregimentação de todos os representares de instituições, entidades e poder público. Percebemos que todos os atores querem fazer a diferença nesse processo e esse protagonismo é essencial para a consolidação do trabalho. Com essa iniciativa, acreditamos que estamos contribuindo para o desenvolvimento não só de Maracaju, mas de toda a região”, pontuou.

Para o Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, a formação do Ecossistema de Inovação no município irá contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo.

“Esse movimento é uma ferramenta importante que chega em nosso município, porque nós já temos um ambiente favorável à inovação em Maracaju, há um esforço conjunto para adoção de novas tecnologias por parte dos produtores e empreendedores e, agora, com esse trabalho conseguiremos tirar melhor proveito disso e desenvolver ainda mais. Estamos muito otimistas, iremos conseguir dinamizar esse ambiente de inovação no nosso município”, disse.

Durante o lançamento do Ecossistema de Inovação de Maracaju, também estiveram presentes os conselheiros do Sebrae/MS Márcio de Araújo, diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect MS); Marcelo Turine, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e Camila Ítavo, vice-reitora da UFMS.

Em Maracaju, a formação do Ecossistema de Inovação foi impulsionada pelo programa Cidade Empreendedora, executado no município pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal. O programa possui como um dos eixos de atuação a Inovação e realiza um trabalho de mapeamento e conexão das instituições para agirem em conjunto e construam um ambiente propício para a criação e desenvolvimento de negócios inovadores a partir do investimento em ativos tecnológicos e capital humano dos municípios que integram o programa.

O principal objetivo é oferecer condições sociais, econômicas, culturais e ambientais favoráveis ao empreendedorismo em cada região.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias