quinta-feira, 18 jul 2024

Com apoio do Governo de MS, nova fábrica de etanol de milho é inaugurada em Maracaju
Agronegócio

Com apoio do Governo de MS, nova fábrica de etanol de milho é inaugurada em Maracaju

Redação
19 junho – 2024 | 10:10

Com investimento de R$ 1,08 bilhão, planta promete impulsionar produção de biocombustíveis e fortalecer economia de baixo carbono no estado

Na manhã desta terça-feira (18), o grupo Cerradinho Bioenergia, renomado no setor sucroenergético, inaugurou sua nova planta de etanol de milho (DDGS – Distiller’s Dried Grains with Solubles) através de sua subsidiária, Neomille, em Maracaju. A nova unidade fabril, com um investimento de R$ 1,08 bilhão, tem capacidade de processar 608 mil toneladas de milho, produzir 266 milhões de litros de etanol, 161 mil toneladas de DDGS e 10 mil toneladas de óleo.

Cerimônia de Inauguração

Inauguração foi em Maracaju

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Eduardo Riedel, que destacou o papel importante de Mato Grosso do Sul na transição energética e na liderança da produção de biocombustíveis. “Eu estou hoje aqui, acompanhado dos nossos secretários estaduais e lideranças do setor para mostrar a força que o Brasil tem no processo de transformação”, afirmou Riedel.

O governador também ressaltou a valorização do milho e a contribuição da segunda safra para o Brasil se tornar um grande exportador do grão. “A segunda safra contribuiu para o Brasil ser a potência que é hoje. E nos fez exportadores de milho. E aí que entra a dinâmica da agricultura brasileira”, frisou.

Renato Pretti, presidente e CEO da CerradinhoBio, reforçou o compromisso do grupo com o desenvolvimento sustentável e a produção de energia limpa. “Somos uma empresa que carrega a bandeira da energia limpa e renovável que vem do campo. Uma empresa que valoriza as parcerias, o meio ambiente e a comunidade. Uma empresa que compartilha valor onde atua”, destacou Pretti.

Impacto Econômico e Sustentabilidade

Roberto Rodrigues ao lado do governador

O startup da nova fábrica da Neomille representa um marco significativo para o desenvolvimento econômico do estado e para o fortalecimento do mercado de biocombustíveis, contribuindo para uma economia de baixo carbono. Em 2022, Mato Grosso do Sul iniciou a produção de etanol de milho, resultando em um incremento de 25% na produção de etanol na última safra, até então produzida principalmente a partir da cana-de-açúcar. Com a inauguração da unidade Neomille e a segunda unidade da Inpasa em Sidrolândia, esse potencial deve aumentar ainda mais no novo ciclo.

José Marcos Calderan, prefeito de Maracaju, enfatizou a importância do projeto para o município. “É a concretização de sonhos, que aliás, coroa com centenário de Maracaju, um presente”, ressaltou Calderan.

Grupo Cerradinho

O grupo Cerradinho é composto por empresas que atuam nos segmentos sucroenergético, propriedades agrícolas, logística, postos de combustíveis e empreendimentos imobiliários. As subsidiárias CerradinhoBio, Neomille, CerradinhoTerra, CerradinhoLog e W7 Energia são responsáveis pela produção e distribuição de biocombustíveis e energia.

Presenças Ilustres

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversos secretários estaduais, como Jaime Verruck (Semades), Eduardo Rocha (Casa Civil) e Rodrigo Perez (Segov), além do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro, do ex-ministro da Agricultura e conselheiro da CerradinhoBio, Roberto Rodrigues, e outras autoridades do legislativo e executivo municipal.

Compartilhe suas notícias conosco!
Possui informações relevantes? Estamos aqui para ouvi-lo!

Entre em contato:
WhatsApp: (67) 98448-9787

Nossas Redes Sociais:
Facebook
Instagram

Garantimos seu sigilo conforme a legislação. Envie-nos denúncias, reclamações e sugestões.
Sua voz é importante para nós!

Últimas Notícias